Santos - São Paulo - Brasil, 18 de maio de 2024.
07/02/2023
Primeiro dia de atividades no AMEI Rei Pelé é marcado por sorrisos e perspectiva de transformação social
A história foi mais uma vez escrita na Educação em São Vicente. Na segunda-feira (6), o Ambiente Municipal de Educação Integral (AMEI) Rei Pelé - escola no Samaritá pioneira na homenagem ao Atleta do Século no Brasil e a primeira em período integral na história da Cidade - deu início às atividades na unidade que atenderá 640 estudantes.

O primeiro dia foi de experiência para os pais e alunos, que realizaram um tour pelos novos espaços e participaram de reunião com os docentes.

O prefeito Kayo Amado ressaltou que o objetivo é, além de proporcionar ensino de qualidade, gerar momentos inesquecíveis aos alunos. “Não é só Educação. É um espaço de lazer, de convívio, de vivência social".

Sem esconder a emoção, a secretária de Educação (Seduc), Nivea Marsili, explicou o critério para que a primeira AMEI fosse construída no Samaritá. “É um bairro com alta demanda de vulnerabilidade social. É aqui que vamos transformar vidas".

Há 22 anos na rede municipal, a diretora Regina Davino Rizzo enalteceu a estrutura e o olhar atento da Administração Municipal para a Educação. “É muito lindo ver quando os alunos abraçam o kit de material. Eles não pegam, eles abraçam. Se queremos ter uma perspectiva de futuro, a Educação é fundamental. A transformação está acontecendo graças a esse olhar diferenciado do prefeito, da secretária e todos os servidores da Seduc”.

O local conta com ilustrações em grafite nas paredes da quadra poliesportiva e imagens icônicas de Pelé na parte interna da escola, como o famoso ‘soco no ar’, que estampa o elevador da unidade.

Apaixonado pelo Santos FC, clube em que o Rei construiu sua história no futebol, o prefeito explicou a iniciativa pioneira em homenagem ao Atleta do Século. “Devemos fazer jus ao ‘Pelé Eterno’. A escola fará com que a história do Rei jamais seja apagada. No velório, fiquei alguns minutos lembrando as histórias que meu avô contava. Quando ele fez o milésimo gol, disse: ‘cuidem das nossas criancinhas’. Não tem jeito melhor de fazer isso senão com ensino de qualidade, boa alimentação e esporte”.

Atividades e lazer - Além dos componentes curriculares, os alunos do AMEI Rei Pelé terão no contraturno atividades de música, tecnologia, projetos eletivos, esporte e inglês, buscando a formação do estudante na sua integralidade.

São dez salas de aula para os componentes do currículo comum e dez salas ambiente para o desenvolvimento das atividades diversificadas.

Para socializar a criançada e proporcionar momentos de lazer, o local conta com espaço recreativo e parque de diversões.

Vale ressaltar que a rede municipal começou a efetuar a entrega dos kits de material escolar nesta segunda-feira. A escola do bairro Samaritá também é contemplada

Conquistas - Para março, está programada a entrega do uniforme completo para os alunos da rede municipal. Com confecção já em andamento, trata-se de mais um marco na virada de chave promovida pela Seduc no setor. Esta será a primeira vez na história de São Vicente que as crianças receberão o conjunto completo, composto por camiseta, bermuda, short-saia, calça, casaco, meias e tênis, além de mochila. De maneira inédita, todos esses itens passam a se tornar realidade na vida dos mais de 40 mil alunos matriculados nas escolas municipais.

Além da unidade inaugurada, outras 15 estão passando por reparos, que vão desde a climatização até a revitalização completa do espaço.

Por Guilherme Sibilio