Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 29 de abril de 2024.
08/03/2023
NOTÍCIAS
Em alusão ao Março Lilás, unidades de saúde intensificam coleta de papanicolau e vacinação contra HPV
Durante o mês de março, período em que se destaca a  conscientização e combate ao câncer do colo do útero e que se promove a campanha Março Lilás, a Secretaria da Saúde de São Vicente (Sesau) intensifica, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF), a oferta de exames de papanicolau e de vacinas contra o HPV. 
 
Mulheres que tenham entre 25 e 64 anos podem procurar a unidade de saúde mais próxima de casa, das 9h às 16:30h, e agendar o exame. 
 
Já as vacinas contra o HPV serão disponibilizadas para meninos e meninas de 9 a 14 anos. O objetivo da imunização contra o Papilomavírus é diminuir o índice de câncer, em especial o de colo do útero. A vacina previne lesões genitais pré-cancerosas do colo do útero, vulva e vagina, e verrugas genitais em mulheres e homens.
 
Para atender quem trabalha e não consegue ir ao posto durante a semana, a Sesau vai abrir a UBS Central aos sábados, dias 11, 18 e 25, das 8h às 13h, para a realização do exame e imunização dos adolescentes contra o HPV.
 
Para Michelle Santos, secretária da Saúde, o acompanhamento é a forma mais segura e importante para prevenir a doença. "Neste mês em que destacamos o Março Lilás, disponibilizar em larga escala a vacinação para os adolescentes e o papanicolau para as mulheres, é mais um cuidado, um olhar carinhoso e acolhedor para que as nossas vicentinas tenham a opção da prevenção. E é importante destacar que, além da vacina e do exame, todas as unidades de saúde também disponibilizam, gratuitamente, preservativos, que são importantes para a proteção de várias doenças."


Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite