Santos - São Paulo - Brasil, 29 de abril de 2024.
08/03/2023
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, Prefeitura realiza ações esportivas
Celebrando o Dia Internacional das Mulheres, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sespor), proporcionou na quarta-feira (8), uma programação especial com ações voltadas ao incentivo à prática de atividades físicas, contando com sorteio de brindes no final do evento.

O aulão especial aconteceu em dois períodos, das 8h às 10h e das 15h às 17h, no Ginásio Poliesportivo Dondinho.

O Ginásio se transformou em um espaço para o resgate da autoestima, promovendo o benefício de trabalhar o corpo e a mente de forma interligada, ajudando na redução do estresse, ansiedade e dores no corpo, deste modo estimulando um momento para fortalecimento dos laços interpessoais das mulheres ali presentes.

Com a presença de um painel decorado com fotos e vídeos, e também de uma plataforma 360º, as alunas e convidadas puderam levar para casa recordações desse dia único.

Célia Silva, 48 anos, aluna de ginástica funcional e localizada, conta como as aulas acrescentaram a sua vivência. "Mudou minha vida, eu ficava só em casa, agora saio e tenho amizades. As professoras são incríveis. Estou com mais disposição, mas antes tinha dificuldade para andar”.

Tal momento foi de alegria para quem realizou as atividades físicas e também para quem organizou. Elaine Martins é coordenadora pedagógica da Sespor. Ela conta que é uma alegria imensa realizar o seu trabalho junto de suas colegas e , principalmente, poder oportunizar um momento como esse para mulheres da Cidade. "Organizamos esse evento para que as alunas e convidadas saiam daqui refletindo a importância de cuidar de si. Nós mulheres crescemos com a ideia de cuidar somente dos outros, mas é muito importante traçar o caminho de cuidar de si", afirma a profissional.

Com aulão, momentos de descontração e sorteios de brindes, a alegria estava estampada no rosto das mulheres de todas as idades que participaram. Marlene Maciel Gomes, 71 anos, que faz ginástica e alongamento contou sua experiência. "Faço esportes desde os 20 anos, mas junto das professoras faço há 4 anos. Sinto que não fico doente tão fácil, gosto demais que meu corpo tem mais disposição".

Já a professora de fit dance, Luciane Oliveira comenta que "a importância é tanto social, quanto para levar o entendimento da prática da atividade física e da saúde mental. Muitas alunas que buscam aqui tem o propósito de desestressar, deixar a mente livre, brincar e socializar. No fim, é isso que torna tudo mais especial”.

Por Cendy Domingues