Santos - São Paulo - Brasil, 03 de maio de 2024.
09/03/2023
Secretaria de Saúde promove mutirão com coleta de papanicolau, vacinação contra HPV e inserção de Implanon neste sábado (11)
Munícipes da Primeira Cidade do Brasil terão à disposição, em especial neste mês, quando se destaca o Março Lilás (mês da conscientização e combate ao câncer de colo de útero), um mutirão realizado pela Secretaria de Saúde (Sesau), que foca em disponibilizar exame papanicolau, vacinação contra HPV e aplicação do contraceptivo Implanon, em larga escala, para grupos específicos. O mutirão será realizado neste sábado (11), das 8h às 13h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central (Av. Antonio Emmerich, 509 - Vila Melo).

Mulheres com idades de 25 a 64 anos, que tenham feito preparo (48 horas sem qualquer medicação, sem relação sexual e sem ducha ginecológica), podem comparecer à unidade neste sábado e realizar o exame papanicolau, que detecta alterações nas células do colo do útero. Vale lembrar que durante todas as semanas do mês de março, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, todas as unidades de saúde da Cidade estão realizando o agendamento do exame.

No sábado, os profissionais da saúde também estarão aplicando a vacina contra o HPV para meninos e meninas, de 9 a 14 anos. O objetivo da imunização contra o Papilomavírus é diminuir o índice de câncer, em especial o do colo do útero. A vacina previne também lesões genitais pré-cancerosas do colo do útero, vulva e vagina, e verrugas genitais em mulheres e homens.

“É muito importante que os pais levem esses adolescentes até a unidade para colocar em dia esta vacina, que é um método seguro e eficaz que previne o câncer do colo do útero e outras lesões causadas pelo vírus do papiloma humano. Atualmente, é recomendado que esse público receba duas doses da vacina, com pelo menos seis meses entre as doses. A melhor maneira de prevenir o HPV é ser vacinado antes de iniciar a atividade sexual”, esclarece a médica Maria Luisa Cunha David, que é diretora da Saúde da Mulher da Sesau.

Vale ressaltar que durante a semana, todas as unidades de saúde também vacinam esse público, das 9h às 16h30.

Durante o mutirão deste sábado, 125 adolescentes, de 15 e 17 anos, vão receber o Implanon, que é um método contraceptivo subcutâneo. As adolescentes são moradoras da Cidade, que estudam em escolas das redes municipal ou estadual, e que se cadastraram via online em formulário criado pela Sesau, entre os dias 3 e 10 de fevereiro. Ao todo, serão disponibilizados 250 dispositivos nos mutirões. Os profissionais estão entrando em contato com cada jovem para marcar o horário que elas devem comparecer à unidade.

No dia da inserção do contraceptivo, as adolescentes participarão, também, de aula explicativa, roda de conversa e oficina sobre métodos anticoncepcionais e importância da prevenção não só da gravidez, mas também de doenças sexualmente transmissíveis.

A Sesau destaca que para quem trabalha e não consegue ir ao posto durante a semana, nos dias 18 e 25 de março, a UBS Central também vai abrir para a realização do exame, imunização dos adolescentes contra HPV e aplicação do Implanon nas demais jovens que já estão cadastradas.

“Sabemos o quanto é importante esse mutirão. Nosso objetivo é ampliar a cobertura vacinal contra o HPV, que infelizmente está muito baixa no nosso Município. Então pedimos aos pais e responsáveis que levem esses jovens para receber o imunizante. Queremos também alcançar as adolescentes e compartilhar informações sobre os meios de prevenção. Os números de jovens grávidas nos últimos tempos têm crescido gradativamente, portanto, a prioridade no momento é aconselhar e ajudar a prevenir uma gravidez não planejada. O acesso limitado aos métodos contraceptivos eficazes é um dos principais pontos para a crescente dos números de mães adolescentes”, destacou a secretária de Saúde, Michelle Santos.

Implanon - o chip anticoncepcional é considerado um dos métodos mais eficazes de contracepção da atualidade. Isso porque a sua eficácia ultrapassa os 99% durante os cerca de três anos. O componente ativo, o etonogestrel, funciona de duas maneiras: impede que o óvulo seja liberado do ovário e altera o colo do útero, dificultando a entrada de espermatozóides. O método contraceptivo é reversível, de ação prolongada, e possui a forma de bastão com quatro centímetros de comprimento e dois milímetros de diâmetro.