Santos - São Paulo - Brasil, 02 de maio de 2024.
10/03/2023
SEDETUR e UNISANTOS anunciam parceria para desenvolvimento urbano e paisagístico na lagoa Irmã Maria Dolores, no Quarentenário em SV
Os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) terão um grande desafio pela frente. Iniciar um projeto urbano na Lagoa Irmã Maria Dolores, no bairro do Quarentenário, Área Continental de São Vicente. Os estudantes receberam instruções da arquiteta Rita Yoshitaka, que é coordenadora de Planejamento da SEDETUR e foi responsável por passar todas as orientações e características da área. A apresentação também contou com a participação da secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDETUR) Juliana Santana,  do vereador Prof. Thiago Alexandre (União Brasil)  e de Vanessa Moraes, responsável pela ONG “Nós por nós”.

Nossos funcionários apresentaram as características do bairro, do espaço que será objeto de estudo e frisaram o objetivo de oferecer mais dinamismo e atrações para os munícipes, com foco no lazer e na perspectiva de que a Lagoa se torne um ponto turístico. A área é de 10.244,60m2, sendo que a lagoa possui 5.763,52m2.

Juliana Santana, secretária da SEDETUR, valoriza a parceria com a UNISANTOS e ressalta o projeto que a secretaria tem para a Cidade. “Já temos outros projetos em andamento com a UNISANTOS e isso é muito legal. Estamos muito empolgados com esse novo projeto, por envolver os estudantes de diferentes anos. Nós acreditamos que São Vicente vai se desenvolver muito através do turismo. Temos uma série de intervenções urbanas para fazer, para melhorar os nossos espaços e torná-los convidativos para os turistas”, destacou.

Para o vereador Prof. Thiago Alexandre, a Área Continental precisa se desenvolver. “A cidade precisa de projetos e parcerias como esta. Precisamos de vocês conosco nestes desafios”, disse aos estudantes.
Responsável por diversos projetos sociais desenvolvidos no local e que atendem 700 famílias, Vanessa Moraes, da Ong Nós por Nós, tem a certeza de que o projeto desenvolvido pelos estudantes da UNISANTOS trará muitos benefícios para a comunidade, por meio do lazer e ações culturais.

O encontro também contou com o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Santos, o professor mestre Ricardo Augusto de Mello Granata, o diretor do Centro de Ciências Exatas, Arquitetura e Engenharia, professor doutor Cléber Ferrão Corrêa, além de docentes envolvidos na proposta.

Por Roberto Filho