Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 02 de maio de 2024.
10/03/2023
NOTÍCIAS
Alunos da EMEF Armindo Ramos aprendem a salvar vidas com noções de primeiros socorros
Alunos, professores e funcionários da EMEF Armindo Ramos (Samaritá) participaram nesta sexta-feira (10) de um treinamento voltado a salvar pessoas em momentos de engasgo, infarto, afogamento e demais situações que exigem socorro rápido.
 
A aula prática para mais de 300 alunos da unidade foi ministrada por uma equipe de 15 pessoas do Departamento de Fisioterapia da Faculdade de Medicina, da Universidade de São Paulo (USP), entre professores e estudantes universitários, sob a coordenação da professora Naomi Kondo Nakagawa.
Na simulação, os alunos da EMEF aprenderam a prestar primeiros socorros até a chegada de equipe médica, verificar o sistema respiratório de uma pessoa inconsciente, fazer reanimação com massagem cardíaca, entre outras orientações.
A ação, que faz parte do projeto “Kids Save Brasil: Todos os Cidadãos do Mundo Podem Salvar Vidas”, chega às escolas públicas com o objetivo de orientar crianças desde cedo sobre o assunto.
 
Professora de Fisioterapia da Faculdade de Medicina da USP, Naomi Nakagawa coordena o projeto e destaca que desde 2018 mais de 9 mil pessoas já receberam o treinamento presencial da equipe, além do formato remoto durante a pandemia. "Essa ação visa chamar a atenção da população para a consciência de toda a comunidade escolar sobre a importância de como agir em algumas situações de urgência, como AVC agudo, parada cardiorrespiratória não traumática, infarto agudo do miocárdio, afogamento e engasgo parcial ou total em adultos, crianças e bebês”.
 
A diretora Rosemeyre Rabelo Rodrigues destacou que a parceria com o projeto teve início em 2022, quando alunos da unidade visitaram a USP. “Acho fundamental que eles aprendam a salvar vidas, às vezes da mãe, do pai, do avô, do irmãozinho… Seria importante que todos aprendessem técnicas de primeiros socorros para ajudar o próximo. A escola tem esse papel de apoiar e incentivar projetos desse tipo”.
Aluno do 8º ano D, Pedro considerou importante o treinamento. “Achei bem legal, muito bom para aprendermos a salvar vidas”.

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite