Santos - São Paulo - Brasil, 07 de maio de 2024.
14/03/2023
Gincana Sustentável leva consciência ambiental e competição saudável às escolas de São Vicente
Unindo conscientização ambiental e competição saudável, a Prefeitura de São Vicente dá início nesta quinta-feira (16) à 2ª edição da Gincana Sustentável Solidária. A abertura será na EMEF Lions Clube, a partir das 8h30.

A iniciativa consiste em uma mobilização das escolas da rede municipal, ficando encarregadas pela coleta de materiais recicláveis.

Em sua primeira edição, no ano passado, a gincana arrecadou cerca de 5 toneladas de resíduos sólidos recicláveis, com premiações em quatro categorias diferentes para o maior número de arrecadações por escola, sala e aluno. Além disso, foi criado um concurso para a escolha do mascote da Educação Ambiental, sendo a aluna Geovanna Santos Ihuva, da EMEF Saulo Tarso Marques de Mello, a vencedora na categoria júri técnico, e o aluno Alexandre Mendes Gabriel, da EMEF Duque de Caxias, na categoria júri popular, com as representações da espécie de tartaruga-verde, animal retirado da lista de ameaçados de extinção no ano de 2022.

Para 2023, o objetivo é manter e reforçar o aprendizado da edição anterior, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - Nº12, das metas globais de desenvolvimento sustentável estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em relação ao consumo e produção sustentáveis. Também haverá um novo concurso para a escolha do nome do mascote.

A Gincana Sustentável Solidária é fruto de uma parceria entre Secretaria de Educação (Seduc) e Secretaria do Meio Ambiente (Semam). O evento ainda conta com o auxílio de parceiros e apoiadores, como o Projeto Meio Ambiente nas Escolas, Projeto Ecoviver, Mundo Clean Reciclagem, Japuí Gestão de Resíduos, Pro Lata Reciclagem e o Núcleo de Cultura de Paz e Não Violência da Secretaria de Educação.