Santos - São Paulo - Brasil, 04 de maio de 2024.
15/03/2023
Secretaria de Educação implanta projeto-piloto de psicologia escolar

A Secretaria de Educação (Seduc) lançou neste mês um projeto-piloto de psicologia escolar voltado aos alunos dos 8° e 9° anos. Inicialmente, seis unidades escolares participam da ação. Pautada em três eixos de atuação, a iniciativa foi apresentada no dia 7 e tem o objetivo de garantir um ambiente escolar adequado, diverso, inclusivo e íntegro para o desenvolvimento dos estudantes.Com a presença de psicólogos nas escolas durante todo o período de aulas, o primeiro eixo de atuação dos profissionais consiste na observação da rotina diária da Unidade, além do acolhimento e orientação junto à comunidade escolar e responsáveis pelos alunos. Feitas as observações iniciais, o segundo eixo de atuação será a mediação de conflitos e tensões dentro do espaço escolar. Por fim, o atendimento, em grupos e individualmente, das turmas e estudantes em rodas de conversa e dinâmicas, que compõem o terceiro eixo de atuação.

O projeto nasceu da incidência observada nesses alunos dos Anos Finais de questões ligadas à ansiedade, pretendendo-se atuar junto a centros de atendimento psicológico do Município para encaminhamento, quando necessário. De acordo com o coordenador do projeto, André Navajas, o desempenho escolar e a saúde mental estão intimamente ligados e a disponibilização do programa auxiliaria não só na saúde mental dos estudantes, mas também em seu processo de aprendizagem.“A psicologia escolar faz uma ponte entre os conhecimentos pedagógicos e a psicologia.

Na mente humana não existe uma separação entre a cognição e as emoções, então o aspecto emocional dos alunos influencia na capacidade de aprender. Logo, nesse sentido, viver em um país pós-pandemia, com aumento de casos de depressão e ansiedade, um psicólogo escolar vai de muitas maneiras colaborar para atenuar e resolver esses tipos de problema”.A princípio, as escolas assistidas pelo projeto serão: U.E. Prefeito José Meirelles, U.E. Prefeito Jorge Bierrenbach Senra, U.E. Prof. Laura Filgueiras, U.E. República de Portugal, U.E. Raul Rocha do Amaral e U.E. Antônio Pacífico, com psicólogos em atuação de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h.

Por - Renan Pablo