Santos - São Paulo - Brasil, 04 de maio de 2024.
15/03/2023
Parceria entre Prefeitura e Senai oferece curso gratuito de Modelagem Industrial - Moda Fitness
Fomentando a qualificação profissional e estimulando a geração de fonte de renda, a Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (Setre), em parceria com o Senai, abre inscrições para o novo curso de ‘Modelagem Industrial - Moda Fitness’.
A modelagem industrial consiste em produzir um protótipo planificado em papel, que será usado como molde para cortar tecidos em larga escala. Uma modelagem bem traçada é essencial para a produção de roupas perfeitas e com ótimo custo de produção. A moda fitness tem por objetivo o desenvolvimento de peças para prática de atividades físicas, diagramando, destacando moldes para corte e adaptando, seguindo as tendências do mercado e tendo em vista a vestibilidade.
O modelista é responsável por ajustar o tamanho das peças à numeração específica dos corpos que irão vesti-las. Também é encarregado de fazer a grade do molde, ou seja, várias numerações de um mesmo modelo.

Todas as roupas que encontramos em lojas costumam seguir um processo de produção. Basicamente, para produzir uma peça em larga escala, a sequência é a seguinte:
1. A peça é desenhada por um estilista;
2. Modelada por um modelista;
3. Cortada pelo cortador de piloto;
4. A primeira peça, ou peça-piloto, é confeccionada por um pilotista;
5. A piloto é provada em uma modelo pelo modelista e aprovada pelo estilista;
6. A modelagem é ajustado pelo modelista;
7. Este molde é graduado (feito em várias numerações a partir do molde piloto), ainda pelo modelista;
8. Encaixado na medida do tecido pelo modelista, encaixador ou cortador;
9. Os cortes são numerados e separados em fardos pelo auxiliar de corte;
10. A costura das peças pode ser feita dentro da fábrica ou por facções;
11. Todas são revisadas;
12. Acabamentos, detalhes e bordados são feitos;
13. Colocadas as tags e, finalmente, peças embaladas.
Por ser um profissional muito bem valorizado no mercado, o salário do modelista costuma variar entre 4 mil a 20 mil reais.

O curso
As aulas ocorrerão na Escola de Moda, na Rua Ipiranga, 492, Centro, São Vicente/SP.
O curso será realizado de 22/03 a 19/04, com a carga de 80 horas, dividido em duas turmas em diferentes horários, sendo eles:
Turma manhã: 8h às 12h – 16 vagas;
Turma tarde: 13h às 17h – 16 vagas.
Totalizando 32 vagas.

Como se inscrever
Os interessados devem comparecer à Coordenação de Cursos no CAM 1, que fica na  Rua José Bonifácio, 404, 6º Andar, Centro, das 10h às 16h.
As inscrições começam nesta quinta-feira (16) e ficarão abertas até que todas as vagas sejam preenchidas. A idade mínima é de 16 anos e os interessados devem apresentar xerox do RG, CPF e comprovante de residência.

Por Maurício Massaro