Santos - São Paulo - Brasil, 20 de maio de 2024.
17/03/2023
Dia Nacional das Tradições da Raízes de Matrizes Africana será comemorado na terça-feira (21) em SV

Nesta terça-feira (21), a Casa Ilê Axé Oxumaré, por meio da Iyalorixá Idân de Oxumarê, vai realizar um evento em comemoração ao Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé. A celebração vai começar a partir das 11h, na praça 22 de Janeiro, s/nº - Centro.

Na ocasião, acontecerão atividades de canto e dança em referência às cantigas dos santos. Também será plantada uma árvore que leva o nome de Gameleira Branca que é nativa da Mata Atlântica.Irôko é o orixá da Árvore da Vida e no Brasil ela é representada pela  a Gameleira branca. É a essência da criação, o poder da terra e ensina aos homens o sentido da vida. É a árvore primordial.

Dentro das religiões de matrizes africanas, como Umbanda e Candomblé, os orixás são entidades ligadas à natureza e são incorporados pelos médiuns mais experientes.

No ano de 2023, a lei de número 14.519/23 foi sancionada e institui que o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, que deve ser comemorado anualmente no dia 21 de março. A data foi escolhida para coincidir com o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, em memória das 69 vítimas do massacre de Sharpeville, na África do Sul em 1966.

O evento tem o apoio do Conselho Municipal da Promoção de Igualdade Racial (COMPIR-SV), Associação Amigos da Vila Valença (AAVV) e da Prefeitura Municipal de São Vicente.

Por Vitória Oliveira