Santos - São Paulo - Brasil, 04 de maio de 2024.
29/03/2023
Após servir o canil da GCM, Tyson se aposenta prestes a completar oito anos
Na manhã desta quarta-feira (29), o canil da Guarda Civil Municipal de São Vicente (GCM-SV), preparou uma linda homenagem ao cão Tyson, que completará oito anos em dezembro.

O professor aposentado, Gerson Ferreira de Souza, receberá o Tyson em sua chacará em Itanhaém e está com a melhor expectativa. "É um aposentado adotando o outro. Que ele seja um companheirão", comentou, sorrindo, o novo tutor do cão da raça pastor belga de mallinois.

De acordo com o encarregado geral do Canil, o GCM da 1ª classe, Wandilson Carlos de Carvalho, todos os cães são de grande importância. "São oito anos que eles passam aqui servindo a sociedade, a corporação e o Tyson, atualmente com sete anos e três meses, é um cão de busca e captura e participou de várias ocorrências na Cidade".

O encarregado citou a saudade que fica em todos, principalmente do condutor do Tyson, o GCM 2ª classe, Jorge Felipe da Silva, que conduz o cão desde os oito meses de vida e, como vive em um apartamento, achou melhor que o Tyson vivesse a aposentadoria dele em um local mais amplo. "Ele vai morar em uma chácara, com sombra e água fresca e um lago no fundo", comentou.

Jorge revela que a equipe da GCM manterá o contato bem próximo para fazer a transição do cachorro no novo ambiente. "Nesse momento, o ideal é eu não ir, pois ele é muito ligado a mim, mas o novo tutor receberá toda a instrução necessária para manter o Tyson com ele. Tenho certeza que ele vai ter muito amor e será muito bem cuidado".

O prefeito Kayo Amado fez questão de comparecer à cerimônia de despedida do cão Tyson e agradeceu os serviços prestados pelo cão na corporação. "É uma parte que eu aprendi a conhecer, esse belo trabalho que a Guarda faz com o canil, e o Tyson serviu muito a Cidade. Ele fez parte de ocorrências que foram resolvidas com o trabalho. Parabenizo toda a Guarda, que realiza muito bem esse trabalho de adestramento e consegue utilizar os animais com todo o cuidado e segurança em prol da Cidade. Agora Tyson vai poder descansar e receber uma família que vai cuidar dele".

Carreira vitoriosa -  Jorge conta algumas conquistas da dupla durante esses quase oito anos juntos. Entre elas, foi ter interceptado um cidadão que estava furtando objetos dentro do Centro de Convenções. Outra vez, o Tyson ajudou na prisão de um procurado pela Justiça em 2019 e também atuou no arrastão de roubo de celular na praia, entre tantas outras ocorrências.
Tyson participou também de curso de busca e captura na mata e outros treinamentos, além de ter conquistado o terceiro lugar em um campeonato de obediência, em 2019, em Itapevi. "Ele é dócil e tranquilo", elogia o tutor.

Substituição - A Prefeitura está em processo de compra para aquisição de uma fêmea da mesma raça de Tyson, pastor belga de mallinois, que após 45 dias, terá seu treinamento iniciado.

Por Carmen Doria