Santos - São Paulo - Brasil, 18 de maio de 2024.
09/04/2023
Prefeito Kayo Amado anuncia pacote de reforços na segurança nas escolas
Neste sábado (8), o prefeito de São Vicente, Kayo Amado, anunciou um pacote de medidas com o objetivo de garantir mais segurança nas unidades de ensino do Município, deixando também pais, responsáveis e os mais de 43 mil alunos da rede mais tranquilos diante da onda de crimes no ambiente escolar e boatos que circulam.

Já a partir desta segunda-feira (11), o número de viaturas que realizam o Patrulhamento Comunitário Escolar da Guarda Civil Municipal (GCM) será triplicado. Além disso, o prefeito salienta que haverá a contratação de novas câmeras que serão instaladas nas unidades de ensino e integradas ao Centro de Controle Operacional (CCO), garantindo monitoramento 24h com agentes da Polícia Militar (PM) e Guarda Civil Municipal (GCM).

Em 2022, a Prefeitura contratou controladores de acesso nas unidades, que a partir de agora receberão formação específica para lidar em situações de crise. Esta capacitação também será dada aos demais profissionais das escolas do Município.

Outra importante medida já adotada pela Secretaria de Educação (Seduc) em janeiro deste ano, e que será intensificada neste mês de abril, é a do programa de psicólogo nas unidades escolares, tendo em vista que, os atentados cometidos nos ambientes escolares têm, em muitas vezes, questões relacionadas à saúde mental, como pano de fundo.

"É hora de fortalecermos a segurança nas escolas. Pais e mães, sei que estão aflitos neste momento. Por isso, estamos tomando medidas preventivas a fim de evitar os tristes casos que temos acompanhado pelo Brasil. Sempre bati na tecla de que a criançada é prioridade em nosso governo. Não mediremos esforços para zelar pela vida dos nossos pequenos", ressaltou o prefeito Kayo Amado.