Santos - São Paulo - Brasil, 27 de abril de 2024.
13/04/2023
Exposição fotográfica apresenta cultura e artesanatos indígenas no Paço Municipal
Em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas, celebrado em 19 de abril, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) apresenta a exposição fotográfica ''TEKOA: modos de ver e viver'', construída em conjunto com as lideranças da Aldeia de Paranapuã.

Composta por painéis, a mostra trará retratos dos moradores de Paranapuã e fotografias captadas pelos indígenas a partir da visão deles mesmos sobre a Aldeia. Além das imagens, a iniciativa destaca a produção dos artesanatos confeccionados pela comunidade.

A exposição pode ser prestigiada no saguão do Paço Municipal, das 9h às 17h, entre os dias 17 e 20 de abril.

Valorização - Entre as atividades desenvolvidas em celebração ao Dia dos Povos Indígenas, o Sebrae ofereceu um treinamento de precificação e vendas de artesanatos.

Entre os anos de 2021 e 2023, a Prefeitura de São Vicente promoveu diversas outras ações com o intuito de fortalecer o protagonismo da comunidade indígena. Foi realizado o cadastro dos indígenas para obterem a carteira de artesão pela Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades (SUTACO), o que permitiu que a comunidade pudesse comercializar os artesanatos em feiras; Apoio para participação dos indígenas na Expo Brazilian Creative Cities, evento realizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco), com o intuito de promover o empreendedorismo; Projeto piloto de visitas monitoradas de escolas municipais e instituições da região na Aldeia de Paranapuã, com objetivo de fomentar a interação com a diversidade sociocultural e promover a venda de artesanato; Apoio em eventos, como as edições de 2021 e 2022 no ‘’Festival da Primavera’’ e a ‘’Feira de Cultura’’ da UNIBR.