Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 02 de maio de 2024.
20/04/2023
NOTÍCIAS
Desenvolvimento cruza a ponte e Área Continental de SV contabiliza maiores avanços dos últimos anos
A Primeira Cidade do Brasil, em seus 491 anos de história, possui 46 bairros, quase metade na Área Continental, que, nesta quarta-feira (19), completou 113 anos de história. 
 
Nos últimos dois anos e quatro meses, a região tem passado por uma verdadeira transformação, com entregas e avanços nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, cidadania e desenvolvimento econômico, que estão, literalmente, fazendo com que o desenvolvimento, de fato, cruze a ponte. 
 
O prefeito Kayo Amado ressalta que, do primeiro ao último dia de mandato, a mudança na região é uma das metas da Administração. “Nossa população é de quase 370 mil vicentinos. Mais de 40% vivem na Área Continental. Nossa missão é enfatizar o que São Vicente é uma só. E o trabalho retrata o quanto estamos preocupados com isso. É só o começo”.
 
Além das entregas realizadas nesta quarta-feira (19), durante as comemorações de aniversário (Unidade de Saúde da Mulher, Facilita SV, e diversos anúncios de pavimentação e obras de infraestrutura em dez vias da Área Continental), a região tem vivido uma rotina de inaugurações de equipamentos e serviços importantíssimos para a população.
 
VLT - talvez um dos avanços mais esperados seja a continuação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) até a Área Continental. Embora o projeto seja de competência do Governo do Estado, o prefeito Kayo Amado tem acompanhado de perto o passo a passo para que esse antigo sonho se torne realidade. E isso está cada vez mais perto de acontecer. Depois de participar de reuniões com técnicos da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), o prefeito recebeu em mãos os projeto que levará o VLT até a o Samaritá, com novas estações construídas, e uma obra de reforma na parte ferroviária da Ponte dos Barreiros. A licitação está correndo e os prazos estão sendo cumpridos.
 
"Hoje a Área Continental ganhou mais esse presente. Recebemos a notícia de que quatro empresas apresentaram propostas, interessadas em realizar as obras do VLT. Estamos avançando cada vez mais", comemorou o prefeito Kayo Amado.
 
Ponte dos Barreiros - A reforma da Ponte dos Barreiros representa um marco histórico para a Primeira Cidade do Brasil. Por muito tempo, munícipes tiveram de atravessar a estrutura sob chuva, devido ao fato de a ponte estar, na ocasião, intransitável para veículos. Em julho de 2022, foi colocado um ponto final no sofrimento dessas pessoas, com a conclusão das obras, que respeitaram o prazo estabelecido.
 
A Prefeitura atuou na fiscalização dos trabalhos executados pela empresa contratada Jatobeton Engenharia, e, também, em serviços integrados à reforma, como por exemplo, na sinalização do trânsito.
 
PS do Rio Branco - Inaugurada em fevereiro deste ano, a unidade de urgência e emergência trouxe atendimento em pediatria 24h e ortopedia pela primeira vez à região.
 
O equipamento tem sido reconhecido e elogiado pelo público. Em março, uma paciente com princípio de infarto foi salva no PS do Rio Branco. Segundo Maria Rosa Martins Rodrigues (a paciente), tudo isso só se tornou possível graças a um atendimento rápido e digno. A moradora do Parque das Bandeiras considera que poderá inspirar outras pessoas a acreditarem em uma transformação da Saúde em São Vicente. “Eu testemunhei. Tive medo, porém, felizmente, graças a uma equipe maravilhosa e ao olhar que o prefeito tem pelas pessoas, fui salva. Nos acostumamos, nos últimos tempos, a não ter esperança. Mas isso está mudando”, salienta.
 
Educação - A Área Continental vive um novo capítulo no setor educacional. Foi dado início a essa etapa ainda em 2021, com a inédita entrega de material escolar, notebooks a toda a rede municipal, além de equipamentos multimídia. Neste ano, chegou o momento dos investimentos gerarem ainda mais frutos. Em janeiro, a Prefeitura inaugurou o primeiro Ambiente Municipal de Educação Integral (AMEI) da Cidade. Localizada no Samaritá, com 640 alunos, a AMEI Rei Pelé também é pioneira na homenagem ao Atleta do Século.
 
Outras entregas marcam os avanços da região na área da educação, como a revitalização completa das escolas Kelma Maria Toffetti Gonçalves e Caic Ayrton Senna, no Humaitá. Os espaços estavam deteriorados e, hoje, são referências no setor. 
 
Infraestrutura - Este é um dos pontos focais da Prefeitura. Desde o início da nova gestão, em janeiro de 2021, 70 vias foram asfaltadas na Cidade, muitas delas na Área Continental. Uma delas é a Rua 9, no Quarentenário, que, no final de 2021, ficou de cara nova. A ação fez efeito instantâneo na vida do seu José Marcelino. 
 
“Há vinte anos que moro aqui, pisando na lama, e ninguém fazia nada. Agora, com a chegada do asfalto, já não vou carregar tanta lama nos meus calçados para dentro da minha casa, igual acontecia antes”, relatou o morador. 
 
Mais iluminação gera mais segurança e mais desenvolvimento urbano. Por isso, a gestão atual está empenhada em instalar mais postes de luz e substituir lâmpadas antigas, amarelas, por lâmpadas mais modernas, de led, que geram iluminação mais eficiente e mais econômica. Importantes vias da Área Continental já foram contempladas, como as avenidas Quarentenário, Ulysses Guimarães, José Singer e Irmã Dolores, e outras seguem no cronograma.
 
A Administração Municipal segue em busca de proporcionar melhores condições de vida aos moradores da região. Por isso, a Avenida Ulisses Guimarães, via que concentra boa parte do comércio da Área Continental e equipamentos de utilidade pública, vem passando por reurbanização. 
 
Social - Com olhar para as pessoas em situação de vulnerabilidade social, o Fundo Social de Solidariedade (FSS) agora também marca presença na Área Continental. No aniversário de 490 anos de São Vicente, foi inaugurada a subsede do FSS-SV (Avenida Ulisses Guimarães, 181 - Jardim Rio Branco). 
 
A iniciativa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da região, oferecendo aos habitantes da Área Continental as mesmas oportunidades de cursos oferecidos pelo FSS na região Insular.
 
Desenvolvimento Econômico - Além do Facilita, outro equipamento foi entregue recentemente a fim de potencializar a economia na região. Contendo equipamentos modernos, o Centro de Capacitação Profissional (Cecap) disponibiliza diversos cursos na área de informática, trazendo mais qualificação profissional e fomentando a empregabilidade.
 
O espaço é localizado na Avenida Deputado Ulisses Guimarães, 181, Jardim Rio Branco.
 
Turismo - Em novembro de 2021, um monumento foi inaugurado, representando muito mais que um patrimônio turístico. Trata-se do ‘SV Ama Continental’, na Lagoa do Quarentenário, que traz mais identidade e faz questão de ressaltar o quanto a Área Continental tem, não só o carinho, mas a devida atenção por parte do governo atual. Afinal, São Vicente é uma só.

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite