Santos - São Paulo - Brasil, 02 de maio de 2024.
20/04/2023
Segurança emocional e atuação da sociedade estão entre desafios na educação
Em um momento em que ameaças infundadas proliferam em redes sociais, tentando amedrontar alunos, pais e professores, a rede municipal de ensino de São Vicente promoveu nesta quinta-feira (20) duas palestras para abordar os desafios a serem enfrentados na educação.

Dois conceituados nomes da área falaram sobre equilíbrio emocional, ações colaborativas e a importância do professor no cenário escolar. Os encontros foram transmitidos pelo canal do YouTube, com participação de todos os docentes em seus respectivos horários de aula.

Pela manhã, Leo Fraiman abordou o tema “Diálogos Abertos Frente aos Desafios Educacionais”. Entre os assuntos tratados, Fraiman focou na segurança emocional e a importância da felicidade no ato de ministrar aula. “Quantos de nós não tivemos um professor ‘pirador’ e também um professor ‘inspirador’?”, questionou, numa reflexão sobre como o docente pode ser encarado. “Servimos como espelho para o aluno”, completou, sugerindo substituir as angústias do dia a dia por ações assertivas na busca do sucesso em sala de aula. “É verdade que somos professores, e não mágicos; mas podemos levar a magia para os jovens”, concluiu.

À tarde, Davi do Carmo falou sobre “A Educação Frente aos Novos Desafios” e destacou que “assim como um quebra-cabeça, cada qual precisa contribuir com uma peça: a escola, o professor, as famílias, a sociedade… e as peças precisam se encaixar”. Daí a necessidade de uma comunidade educativa que dialogue para um espaço que prega a cultura de paz e proporciona o projeto de vida para os alunos. “Não temos soluções rápidas para situações complexas. Questões complexas pedem planejamento e atenção especial. Por isso a educação exige uma co-responsabilidade”, completou.

Ao final de cada período, os palestrantes responderam perguntas enviadas por professores, com mediação da professora Renata Barbosa.

No encerramento das lives, a secretária de Educação Nivea Marsili destacou a adesão dos professores. “Foi um momento para nos ‘pausar’, buscar juntos soluções nesse momento e ficarmos cada vez mais fortes no nosso propósito como professores”.

Leo Fraiman - Palestrante internacional, Fraiman é psicoterapeuta, orientador profissional e supervisor clínico. Como autor, é campeão nacional de vendas da temática de Projeto de Vida FTD, com a obra “Pensar, Sentir e Agir”. Já publicou mais de 20 livros com edições no Brasil e no exterior.

Davi do Carmo - Mestre pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (em Educação: História, Política, Sociedade), do Carmo é também bacharel e licenciado em Ciências Sociais (2009) e atua como diretor na rede municipal de São Paulo.

Texto - Renato Pirauá
Imagens - fornecidas pelas unidades educacionais