Santos - São Paulo - Brasil, 03 de maio de 2024.
20/04/2023
Esquenta SAEB reúne mais de 300 professores em encontro realizado nesta quinta-feira (20)

Mais de 300 professores polivalentes que atuam no 5º ano e os de Matemática e Língua Portuguesa do 9º ano participaram nesta quinta-feira (20) do ‘Esquenta SAEB’. O encontro sobre a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica foi realizado no plenário da Câmara Municipal de São Vicente, nos períodos da manhã e tarde

A formação aos docentes da rede municipal vicentina foi ministrada pela assessora pedagógica de Soluções Moderna, Marietta Nidecker, que utilizou diferentes estratégias sobre instruções pedagógicas.

De acordo com Marietta, a avaliação educacional é indispensável para garantir o direito à educação. No entanto, não deve ser entendida como instrumento classificatório. "Nosso foco não está no final, mas sim no processo. A avaliação não é o fim, e sim o caminho", reforçou.

A leitura do texto motivador "A Função da Arte", de Eduardo Galeano, deu ênfase ao olhar observador, essencial para entender as necessidades dos alunos. "Precisamos, primeiro, aprender a olhar", afirmou. Os professores também foram desafiados a fazer três nós em um barbante com apenas uma das mãos, o que gerou desconforto, levando à reflexão sobre despertar a criatividade e reforçar a postura de se colocar no lugar do aluno diante de uma dificuldade.

A avaliação está prevista para ser aplicada entre a última semana de outubro e primeira de novembro. A preparação já começou a todo vapor. Com base nos dados de 2022, que demonstram que do 6º ao 9º anos, de 8.077 alunos, 7,563 foram alfabetizados, e 514 apresentaram defasagem, representando 6,4% do total. Já entre os alunos dos 4º e 5º anos, a porcentagem foi maior, de 8.044 alunos, 6.939 apresentaram defasagem, o que representa 13,4%.

Para melhorar os números, a Secretaria de Educação de São Vicente, já trabalha com uma jornada ampliada, com reforço escolar, simulados mensais e outras ações, tais como:

INTEGRA SV - Viabiliza a oferta do atendimento em período integral aos alunos dos 5º anos nas Unidades Educacionais que atendem Anos Iniciais e Anos Finais e, dos 9º anos nas unidades que atendem somente os Anos Finais e, de forma progressiva, se estenderá para todos os alunos do ensino fundamental.

PROALFA - Viabiliza a oferta do Programa de Alfabetização - PROALFA para os alunos de 3° no 9° ano no contraturno escolar, com objetivo de combater as defasagens apresentadas no 1º diagnóstico da Sondagem de Rede.

MATHEMA/PORTHEMA - Formação continuada para 4° e 5 anos e 6º ao 9°, que visa ampliar o conhecimento em relação ao ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática numa perspectiva problematizadora e que garante o desenvolvimento de altos níveis de exigência cognitiva dos estudantes. As inscrições e maiores detalhes desta formação serão encaminhadas à U.E. em momento oportuno.

APROVA BRASIL - O Programa Aprova Brasil, da editora Moderna, tem como objetivo auxiliar professores e gestores no desenvolvimento de habilidades e competências exigidas nas avaliações oficiais do SAEB para os segmentos de Ensino Fundamental.

O que é o Saeb -  O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um processo de grande relevância no âmbito escolar nacional, tanto para as escolas e alunos, quanto para a construção de uma educação de maior qualidade. Trata-se de um conjunto de avaliações aplicadas aos alunos com a intenção de realizar um diagnóstico da realidade da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho dos estudantes.

Palestrante - Com formação inicial em Letras (Português-Literaturas), Marieta Nidecker  concluiu o curso de Mestrado, com pesquisa voltada para Sociolinguística e Educação, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente, presta assessoria pedagógica na Editora Moderna, acompanhando e desenvolvendo projetos e formações educacionais.

Por - Maurício Massaro
Fotos - Marcel Caldeira