Santos - São Paulo - Brasil, 28 de abril de 2024.
24/05/2023
São Vicente inicia ações para campanha de inverno 2023
Buscando amparar a população em situação de vulnerabilidade social com a chegada do frio, a Prefeitura de São Vicente deu início à sua campanha anual de inverno. A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e o Fundo Social de Solidariedade de São Vicente (FSS-SV) estão à frente das ações para auxiliar a população de baixa renda durante a temporada mais fria do ano.

O FSS lançou, nesta quinta-feira (18), a Campanha Abraço Quente, iniciativa que arrecada agasalhos, cobertores e demais itens de inverno, destinando-os aos mais necessitados.

Em 2022, mais de 38 mil peças foram doadas. Neste ano, a meta é aquecer ainda mais o coração dos vicentinos.

A presidente do Fundo Social, Thaynã Amado, destaca a importância da solidariedade nesta época do ano. “Durante o frio, intensificamos as nossas ações e contamos muito com as doações de parceiros e da própria população, seja de cobertores ou roupas de frio. As doações são muito importantes para as pessoas em situação de vulnerabilidade. É uma época muito difícil, precisamos de todo o apoio”.

“O Fundo Social está aberto o ano inteiro atendendo aos mais necessitados. Inclusive nas ações do Cabide Solidário, em que oferecemos diversos itens”, finaliza.

As doações podem ser feitas nos seguintes pontos de coleta:

- Fundo Social de Solidariedade Área Insular - Rua Benedito Calixto, 205 - Centro.
- Fundo Social de Solidariedade Área Continental - Rua Salvador, 60 - Vila Ponte Nova.
- Prefeitura de São Vicente (Paço Municipal) Rua Frei Gaspar, 384 - Centro.

Abrigo - Devido ao frio, a Sedes já ativou o protocolo de ações emergenciais para pessoas em situação de rua. As vagas para o abrigo serão ampliadas e haverá um equipamento exclusivo à noite. O acolhimento noturno fica na Rua Caminho dos Barreiros, nº 74, Beira Mar. É necessário que a pessoa esteja cadastrada no Centro Pop. Além disso, serão doados agasalhos e cobertores da Campanha de Inverno do Fundo Social de Solidariedade.

A secretária de Desenvolvimento Social, Helena Marcon, salienta sobre as ações e convida voluntários para as iniciativas. “É extremamente importante divulgar os serviços que são oferecidos para a população em situação de rua e os telefones de contato para que todos aqueles que precisem sejam atendidos e acolhidos”.

“A Sedes já presta serviços continuamente para esse público, que são reforçados e intensificados nesse período de frio. Toda contribuição é bem-vinda nessa corrente solidária. Abriremos os espaços para todas as organizações e voluntários que queiram contribuir, como nos anos anteriores”, diz a secretária.

Além do acolhimento noturno, o Município conta com mais dois abrigos institucionais na modalidade de Casa de Estar (prioritariamente famílias e pessoas em situação de violência direta) e Casa de Passagem (público misto), que podem ser utilizados para recepcionar as pessoas que tenham o perfil.

O munícipe pode solicitar ajuda à pessoa em situação de rua pelo telefone (13) 3467-9301 (Centro Pop), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Aos sábados, domingos e feriados, os vicentinos devem ligar para o 153 (Guarda Civil Municipal).

Abordagem social - São Vicente conta com serviço de abordagem social que percorre vias da Cidade e oferece os serviços de auxílio para pessoas em situação de rua.

O trabalho é realizado de forma humanizada e respeitosa, com o foco na promoção do regresso dessas pessoas à vida social. Devido às baixas temperaturas, a equipe de abordagem social é reforçada e de prontidão para qualquer ocorrência.

Centro Pop - Além desses serviços, o Centro Pop é a equipe central para toda a política pública municipal de atenção às pessoas em situação de rua. No equipamento é oferecido acompanhamento psicossocial, café da manhã e da tarde e ingresso à rede de acolhimentos. Além disso, é possível que os atendidos ainda recebam roupas, cobertas e produtos de higiene pessoal.