Santos - São Paulo - Brasil, 07 de maio de 2024.
27/05/2023
Hospital do Vicentino realiza a 1ª cirurgia pediátrica após 10 anos
A Secretaria da Saúde de São Vicente (Sesau) comemora mais uma ação importante no Hospital do Vicentino (HDV). É que depois de dez anos, nesta quinta-feira (25), foi realizada a primeira cirurgia pediátrica na Cidade. A intervenção foi realizada nas novas instalações do Centro Cirúrgico e deu início à retomada de cirurgias infantis de pequeno porte, de ambulatório e centro cirúrgico, que agora serão realizadas em equipamento completo, estruturado e moderno, proporcionando comodidade, conforto e segurança aos munícipes e familiares.

O primeiro paciente a ser operado foi um menino de 12 anos que fez uma postectomia, intervenção que consiste na remoção do excesso de pele que compõe o prepúcio. O paciente já recebeu alta hospitalar e está em casa.

A cirurgia teve duração de 30 minutos e foi comandada pela cirurgiã Rita de Cássia Fernandes Simões, com acompanhamento do auxiliar médico, e apoio do médico anestesista Luiz Eduardo Hickenbick, e mais três profissionais da equipe do HDV (instrumentador, enfermeira e circulante de sala).

"Comemoramos mais um marco importante, mostra que estamos no caminho certo, transformando o atendimento em saúde na nossa Cidade. Agora São Vicente tem um hospital de verdade, com estrutura adequada, moderna, que oferece melhores condições aos pacientes e aos profissionais", comemorou o prefeito Kayo Amado.

Para Michelle Santos, secretária da Saúde, o retorno das cirurgias pediátricas, depois de dez anos, é mais uma conquista para o vicentino e uma vitória para a Administração Municipal. “Me dá muito orgulho poder participar de todas as conquistas da saúde e comemorar os avanços de cada serviço. A gente trabalha bastante para que os nossos munícipes tenham uma saúde digna. E com o trabalho e dedicação de uma equipe inteira empenhada, o resultado não pode ser outro. O nosso hospital, o hospital de verdade, agora, realiza também cirurgias pediátricas de pequeno porte. Nossas crianças vão operar aqui na Cidade”.

Outros tipos de cirurgias de pequeno porte já estão agendadas para serem realizadas no hospital, em crianças com idades a partir de quatro anos, com peso superior a 18/20 kg e sem doenças concomitantes. Entre as intervenções estão herniorrafias inguinais e umbilicais, correção de hidrocele, orquidopexia, exérese de lesões de pele, anquiloglossia, exérese de cistos epidérmicos, exérese de dedo extranumerário entre outras.

Vale lembrar que o HDV já realiza, no novo Centro Cirúrgico, cirurgias ortopédicas, ginecológicas, vasculares, neurológicas, de emergência, de mastologia, de bucomaxilo e, em breve, cirurgias urológicas.