Santos - São Paulo - Brasil, 07 de maio de 2024.
29/05/2023
Em preparação para SAEB, SV recebe secretário de Educação de Sobral (CE)
A visita do secretário de Educação da cidade de Sobral (CE), Herbert Lima,  nesta segunda-feira (29) a São Vicente, representou mais um passo do programa de formação continuada direcionado a gestores das unidades escolares da Primeira Cidade do Brasil. Durante o encontro, Lima apresentou o Programa Parceiros da Escola, que visa a trabalhar princípios para o fortalecimento da gestão escolar, no intuito de garantir o direito à aprendizagem dos estudantes.

Para a apresentação e implementação da iniciativa, os educadores e líderes pedagógicos da rede municipal participaram do encontro das 9h às 17h, na Associação Comercial de São Vicente (Parque Bitaru).

Durante a visita, a secretária de Educação de São Vicente, Nivea Marsili, explanou sobre os atuais dados da rede municipal, enquanto Herbert comandou a reunião para a apresentação da proposta, estratégias e, assim, pactuar um compromisso para o avanço da qualidade da Educação na Primeira do Brasil.

O município cearense destaca-se nos últimos anos pelos bons desempenhos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Em 2021, Sobral obteve nota 8,0 na avaliação dos anos iniciais (1º ao 5º ano), entre todos os municípios do Brasil com mais de 50 mil habitantes, ficando em primeiro lugar no ranking. Nos anos finais (6º ao 9º), a menção de 6,6 entre os municípios com mais de 60 mil habitantes também garantiu a liderança.

"A gente precisava que toda a nossa rede entrasse num grande propósito pedagógico. Graças aos contatos que nosso Prefeito Kayo Amado tem, conseguimos a parceria que vem sem custo para o município e nos ajuda a unir toda a rede. Todo mundo acreditando que nossas crianças podem aprender no tempo certo. Esse é o propósito", comentou Nivea Marsilli.

A capacitação terá duração de quatro meses e meio, período de preparação do município para a realização da prova do Sistema Nacional de Educação Básica (SAEB), que avalia o índice de aprendizagem dos estudantes dos 5 a 9 anos, nas disciplinas de português e matemática. A data de aplicação da prova está prevista para 25 de outubro.

Os gestores pedagógicos estarão reunidos em cinco encontros, até a data de aplicação da avaliação. Nos encontros serão abordadas as práticas do diretor na escola, a implementação de avaliações para o monitoramento da aprendizagem dos estudantes, elevar a qualificação da alfabetização e a disponibilização de materiais didáticos para fazer com que as escolas superem suas respectivas dificuldades.

POR QUE SÃO VICENTE

"São Vicente tem feito um trabalho de excelência em relação à qualidade da educação pública, superando os desafios que são muitos e bem complexos. Esse encontro de hoje tem como objetivo reiniciar essa parceria, especialmente neste ano tão importante em que o município vai realizar uma avaliação nacional da aprendizagem dos seus estudantes" afirmou Herbert Lima, que integra o Programa Parceiros da Educação.

PROGRAMA PARCEIROS DA EDUCAÇÃO

O Programa tem como objetivo promover um maior envolvimento da sociedade civil na melhoria da educação pública brasileira, por meio de parcerias com escolas e secretarias estadual e municipais, a fim de proporcionar uma formação integral de qualidade aos alunos, valorizar os educadores da rede pública e contribuir para as políticas públicas educacionais.

A Parceiros da Educação é uma instituição sem fins lucrativos que não capta nenhum tipo de recurso público, portanto consiste no serviço de capacitação sem custos para o Município. A instituição conta com o apoio de instituições parceiras.

A iniciativa já atendeu 600 escolas, 900 mil alunos e 75 mil professores em todo o Brasil.

Por Maurício Massaro