Santos - São Paulo - Brasil, 19 de maio de 2024.
31/05/2023
Mais quatro escolas participam do projeto 'Trânsito Seguro', em junho

A programação do projeto Trânsito Seguro, Minha Parte Eu Faço continua neste mês de junho, com a confirmação de alunos de mais quatro escolas da rede municipal, na primeira quinzena de junho. As visitas monitoradas à minicidade montada na Praça 22 de Janeira (Gonzaguinha) acontecem em dois horários: pela manhã, das 7h30 às 10h30; e à tarde, das 13h30 às 16h30.

A Unidade Educacional Vera Lúcia Machado Massis (Náutica 3) estará na praça no período da tarde dos dias 2, 5 e 15, orientando alunos do 2º ao 5º ano escolar.

Já a UE Octávio de Césare (Catiapoã) participa pela manhã em 6 de junho, e a tarde nos dias  7 e 12, com a galera dos 2º, 3º e 4º anos.

Situada no bairro Cidade Náutica, a UE Jacob Andrade Câmara (Cidade Náutica) comparece a partir das 13h30 dos dias 6, 13 e 14 com as turmas de 3º e 4º anos.

Por fim, a UE José Meirelles (Quarentenário) marca presença nos dias 12, 13, 14, 15 e 16, com a criançada do 2º e 3º anos, que aprenderão se divertindo no período matutino.

O projeto - Lançado em alusão ao Maio Amarelo, o projeto “Trânsito Seguro, Minha Parte Eu Faço” tem por objetivo despertar e incentivar crianças e adolescentes a desenvolverem noções de regras e educação no trânsito, por meio de um ambiente simulado e lúdico montado na Praça 22 de Janeiro. A ação é desenvolvida em uma parceria entre as secretarias de Mobilidade Urbana (Semob), de Planejamento e Governança (Seplag) e de Educação (Seduc).

No local, há todos os elementos vistos nas ruas de uma cidade: semáforo, faixa de pedestres, placas de sinalização e agentes de trânsito. A expectativa é receber cerca de 2 mil alunos de 12 escolas municipais, que desde 15 de maio comparecem de segunda a sexta-feira. Já aos finais de semana, o percurso permanece livre para quem quiser brincar.

Fazendo o uso de patinetes e a pé, as crianças percorrem o circuito simulando as condições de trânsito do dia a dia e estimulam a convivência harmoniosa entre pedestres e motoristas.

O Prefeito Kayo Amado parabenizou a equipe realizadora, elogiou as crianças e falou sobre a importância de ensinar regras e deveres no trânsito aos alunos. "Estamos bem felizes, todas secretarias em conjunto para realizar essa atividade. Com essas ações que fazem a criançada viver práticas de cidadania do dia a dia, mostrando a elas o que é viver em sociedade, essa iniciativa é boa e importante para fazer um futuro melhor".

Na primeira etapa da atividade, os alunos assistem a um vídeo com noções básicas de trânsito e regras da atividade de simulação, para, assim, irem preparados para a segunda etapa onde aprendem de forma recreativa.

O secretário da Semob, Alexandre Martins, explicou que a iniciativa foi pensada em conjunto. “A nossa diretora de sinalização e arquiteta, Caroline Marin, desenhou o projeto da pista. A Seplag nos ajudou a botar em prática, enquanto a Seduc organizou a vinda dos alunos”.

A cada abordagem durante o trajeto percorrido, os pequenos motoristas eram aconselhados a utilizar a faixa certa, prestar atenção nas placas e respeitar os pedestres.

"Isso é educação para cidadania, pensar no futuro dos pequenos e assim formar um bom cidadão. Quando a pauta é transversal, formamos ações assim que ajudam a todos”, ressaltou a secretária de Educação, Nivea Marsili.

“A educação de trânsito para crianças é importante porque o bom comportamento aprendido na infância é levado para a vida adulta, assim o plano de uma São Vicente melhor acontece”, comentou a secretária da Seplag, Talita Correa.

Por - Renato Pirauá e Cendy Domingues