Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 29 de abril de 2024.
01/06/2023
NOTÍCIAS
No Dia do Meio Ambiente, alunos coletam resíduos do estuário vicentino
Mais de 100 alunos da Unidade Educacional Vera Lúcia Machado Massis (bairro Náutica 3) participam nesta segunda-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, de uma ação de cidadania e respeito à natureza. Acompanhados de nove professores, o grupo estará na região do estuário, próximo à escola, para a retirada de resíduos plásticos na maré. 
 
A atividade, realizada em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam), acontece em dois horários: a partir das 10h, com alunos do 7º ano; e às 15h, com crianças do 3º ano. 
 
A ação integra o projeto “Da Maré ao Mar, Vamos Surfar!”, lançado em abril com a proposta de estudar a região de estuário, popularmente conhecida pelos munícipes como “maré”, contemplando alunos do 1° ao 9° ano em um trabalho interdisciplinar.
 
As atividades se dão no decorrer do ano letivo, e envolvem toda a comunidade escolar no estudo e na análise do corpo hídrico localizado nas imediações da UE. Além disso, os alunos são instruídos sobre a prática de atividades físicas em locais adequados, realizam o reconhecimento do local e seus pontos turísticos e trabalham o conceito de maré da forma correta.
 
A previsão de culminância do projeto é o mês de novembro, com uma aula de surfe na Escolinha de Surf do Itararé, com a premissa de concretizar os aprendizados adquiridos durante o ano letivo.
 
O projeto nasceu a partir de uma fatalidade, com o afogamento do aluno Wallison Pereira, após adentrar o estuário para nadar no ano passado. Dividido em seis etapas, o primeiro encontro visou sensibilizar os estudantes acerca dos perigos que o local oferece e homenagear o colega de escola.
 
Comemoração Mundial - O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi escolhida em 1972 pela Assembleia Geral da ONU, em homenagem ao dia da abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Humano, que aconteceu em Estocolmo e teve como um dos principais avanços a criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
 
Por - Renato Pirauá

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite