Santos - São Paulo - Brasil, 02 de maio de 2024.
02/06/2023
Gelateca leva conhecimento com sustentabilidade às escolas municipais
É inegável que os eletrodomésticos facilitam a vida das pessoas. Porém, como todo conforto tem um preço, a Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que 97% dos resíduos eletroeletrônicos da América Latina são descartados de forma incorreta. Tal preocupação ressurge com o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta segunda-feira (5), que serve para refletir sobre os desafios voltados à sustentabilidade ambiental, em busca dos “3 R” (reduzir, reutilizar e reciclar).

Para reduzir os impactos sobre a natureza, o Lions Clube de São Vicente realiza o projeto Gelateca, transformando geladeiras que virariam sucata em bibliotecas. Até o momento, 12 equipamentos customizados já foram entregues a escolas da rede municipal e outras cinco unidades já estão prontas para atender mais alunos. “Aquela geladeira descartada, que virou uma Gelateca, poderia ser hoje apenas um aparelho enferrujado, jogado em algum depósito de ferro velho por aí”, comenta a idealizadora do projeto, Regina Morais.

A transformação também é externa, com o aparelho de linha branca ganhando um colorido especial pelas mãos do grafiteiro Nill, com ilustrações temáticas, que atraem a atenção de todos.
De acordo com o clube de servir, trata-se de uma forma de oportunizar aos alunos, familiares e comunidade escolar a possibilidade de ir além das fronteiras do conhecimento e entretenimento por meio da oferta gratuita e livre de retirada de livros das prateleiras de uma colorida geladeira.
“Nesse eletro não tem sorvetes ou guloseimas, mas uma fonte prazerosa e inesgotável de imaginação e criação por meio de letras, palavras , textos, contos, histórias, informações e tantas outras formas de expressão literária e artística que recheiam e ocupam as mentes, aproximam as pessoas, ampliam relacionamentos, estimulam a troca de conhecimento e encantam os corações”, destaca Regina, completando que “ao abrir a porta da geladeira customizada, encontram-se inúmeras possibilidades de se alimentar de literatura e propiciar a arte do Encontro por meio da leitura”.

Por - Renato Pirauá