Santos - São Paulo - Brasil, 03 de maio de 2024.
05/06/2023
UE Pastor Joaquim Rodrigues da Silva alerta sobre óleo de cozinha como poluente
Em uma semana marcada pelo feriado de Corpus Christi, alunos da Unidade Educacional Pastor Joaquim Rodrigues da Silva (Náutica III) participam entre segunda e quarta-feira (5 a 7) de uma série de atividades voltadas ao Dia do Meio Ambiente, celebrado mundialmente em 5 de junho.

Durante os três dias, a escola fará uma ação de conscientização sobre os danos causados à natureza pelo descarte incorreto do óleo de cozinha, tão comum nos lares brasileiros. “Dados da Sabesp dão conta de que um litro de óleo polui 25 mil litros de água, deixando-a imprópria para consumo”, alerta a professora de ciências da UE, Eliana Isidoro.

A campanha integra o Programa Meio Ambiente nas Escolas (PMANE), com a adesão da Secretaria de Educação de São Vicente (Seduc), por meio do Núcleo de Educação Ambiental. Além de aprenderem como realizar o descarte corretamente, os estudantes vão montar um painel de boas práticas voltadas à preservação dos recursos naturais, respeitando os cinco “R’s” (Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Repensar e Recusar), além de trabalhar quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que fazem parte da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), num pacto global assinado durante a Cúpula das Nações Unidas em 2015, pelos 193 países membros.

Recolhimento - A partir das 13h30 de segunda-feira (5), as turmas sairão da UE em direção ao estuário do Mar Pequeno, popularmente conhecido entre os moradores locais como “maré”. No percurso de aproximadamente 300 metros, o grupo recolherá resíduos não orgânicos, como plásticos e metais, que interferem na vida marinha.

Quiz - Depois de tanta aprendizagem na prática, as turmas vão poder relaxar e participar de uma competição de quiz, com perguntas referentes à vivência que tiveram.

ODS - Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável visam, entre outros pontos, “mobilizar as comunidades para tornar as cidades e os assentamentos humanos mais inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis” (ODS 11); “assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis” (ODS 12); a “conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável” (ODS 14); e “proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter ereverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade”.
Meio Ambiente nas Escolas - O Programa é uma iniciativa integrada de organizações civis, setor público e privado para um novo modelo local de gestão dos resíduos sólidos.

Por - Renato Pirauá