Santos - São Paulo - Brasil, 03 de maio de 2024.
05/06/2023
Profissionais participam da abertura de curso para pilotos de motolância
A abertura do 29º Curso de Formação de Pilotos de Motolâncias, que aconteceu nesta segunda-feira (5) no auditório da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), contou com a presença de mais de 50 pessoas, entre profissionais de saúde de São Vicente e outras cidades, agentes da Guarda Civil Municipal e de trânsito, além do prefeito e outras  autoridades. A capacitação tem como objetivo preparar profissionais de enfermagem para a condução de motocicletas em atendimentos.

A apresentação da equipe de instrutores ficou por conta do enfermeiro Alberto Moreira Leão, de Guarulhos, que pediu a todos os professores que se apresentassem ao grupo. “É difícil definir o sentimento. Esse projeto nós criamos em 2011, em São Paulo, já está na 29º edição.  A motolância é instrumento valioso, que consegue alcançar uma vítima entre 8 e 10 minutos, Em algum momento vamos chegar dentro da estratégia que todas as ocorrências serão liberadas as motolâncias primeiro, e só posteriormente vamos deslocar ambulância. Quando a ambulância chegar, o cuidado já foi implementado, a vítima já foi socorrida e a ambulância vai cuidar apenas do transporte. Isso faz toda a diferença. Uma parada cardíaca se for socorrida entre 4 e 5 minutos, a possibilidade de sobrevivência da vítima é de  acima 75%,” declara.

O prefeito Kayo Amado prestigiou o evento, cumprimentou os profissionais presentes e  falou sobre a importância da união dos segmentos. “É um serviço novo que faz parte de uma reorganização do sistema de saúde, de uma integração maior entre as nossas forças de segurança, de resgate, de atenção. Hoje eu entro aqui e fico muito feliz de ver profissionais da saúde, do trânsito, da segurança, todos no mesmo espaço. Essa é a Cidade que a gente quer.”

Já para Michelle Santos, secretária da Saúde que também esteve presente, é mais uma conquista para a Cidade poder capacitar profissionais para pilotar as motolâncias. “A gente tá investindo cada vez na saúde, e não é só em equipamentos, mas nos nossos profissionais também. Sediar esse curso para preparar pessoas e colocar em prática um serviço tão importante, me deixa muito feliz e confiante que estamos no caminho certo”.

O treinamento vai até dia 9/6 com aulas práticas. De terça (06) a quinta-feira (9), das 8h às 17h, as aulas acontecem na área do antigo Centro de Convenções de São Vicente (Avenida Capitão Luis Pimenta, 811, Parque Bitaru). Já na sexta-feira (9), às 8h, os alunos participam de um off-road na pista de CROSS de Praia Grande. Às 14h, haverá entrega de certificados e encerramento do curso no auditório da SESP (Avenida Nações Unidas s/n, na Vila Margarida).

A coordenação do curso está sob responsabilidade de Marcio Roberto de Oliveira Silva (Santos), Fabio Jordão de Farias (Cubatão) e Marcelo Galvano de Moraes (São Caetano). A equipe de instrutores conta com nove profissionais vindos de Mauá, Santo André, São Carlos, Osasco, Balneário Camboriú, Santos e Guarujá. Ao todo, 31 pessoas  participam do treinamento, vindos de Mauá, Santo André, Santos, São Carlos, São Caetano, Guarujá e Embu das Artes, além dos profissionais da Saúde, agentes da Guarda Civil Municipal e de trânsito de São Vicente.