Santos - São Paulo - Brasil, 11 de maio de 2024.
09/06/2023
Professores falam da importância do Dia da Língua Portuguesa

Professores de português da rede municipal de São Vicente se manifestaram sobre o Dia da Língua Portuguesa. Celebrada no próximo sábado (10), a homenagem ao idioma foi a primeira data instituída entre os países lusófonos, no ano de 1981. Levantamento do Instituto Camões aponta o português é a quarta língua mais falada do mundo, com 260 milhões de pessoas de nove países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe.
São mais de 370 mil palavras catalogadas pela Academia Brasileira de Letras (ABL) de uma lista que não para de crescer: nos últimos dois anos, 1,2 mil vocábulos foram inseridos na nossa língua - e outras tantas tendem a surgir, moldando-se a expressões surgidas em meio a questões sociais, tecnológicas, científicas… Na área esportiva, por exemplo, os dicionários ganharam o verbete “pelé”, não como uma simples homenagem, mas como referência àquele “que é fora do comum, que ou quem em virtude de sua qualidade, valor ou superioridade não pode ser igualado a nada ou a ninguém (...); excepcional, incomparável, único”, conforme define o dicionário Michaelis ®.
Os professores, claro, sabem dessa mutação permanente. “É por meio da língua portuguesa que alcançamos diversas possibilidades, na escrita ou na oralidade, de transformarmos a sociedade. E é esse prestígio social que sempre desejo levar a meus alunos como professora de LP”, conta Renata Barbosa, da rede de São Vicente.
“A data nos leva à necessidade de refletirmos sobre a importância da língua portuguesa em nossas vidas. Nossa língua materna, nosso suporte comunicativo, nosso berço evolutivo. Sem ela, estaríamos despidos da tão importante e sonhada boa comunicação”, reflete Valter Queiroz, da Unidade Educacional Armindo Ramos (Samaritá), completando que “a língua se faz tão presente em nossas vidas cotidianas que até nos esquecemos de que ela existe, já que é parte do nosso corpo e da nossa alma”.
Ministrando aula na UE República de Portugal, a docente Alexandra Rodrigues destaca as várias formas de expressar a língua. "De forma simples ou rebuscada, é por meio dela que nos apresentamos e abrimos as portas em nosso caminho”.
Para Andréa Barbosa, da UE Mário Covas (Parque das Bandeiras), o Dia da Língua Portuguesa leva a pensar o quanto a linguagem é essencial ao homem, uma vez que é por meio dela que todos nos expressamos, partilhamos e defendemos pontos de vista, além de possibilitar a produção de conhecimento. “Ser professora de LP me enche de orgulho, pois sinto que contribuo um pouquinho para preparar pessoas para utilizar a linguagem de maneira adequada nas diversas situações da vida e também a valorizar nosso idioma que é tão lindo”, concluiu Andréa.
Luana Thorlay, da UE República de Portugal, destaca o desafio de levar a aprendizagem da língua em plena era da tecnologia acessível. “É necessário ao alunos adquirir a competência de ler e interpretar, compreender a importância da coesão e da coerência… A língua portuguesa não é só um ‘matéria a ser estudada’: é uma ferramenta a ser utilizada para o resto da vida. Até mesmo para usar a tecnologia de forma adequada, temos que saber dar o comando correto”.
Datas - Comemorado neste sábado (10), o Dia da Língua Portuguesa é marcado pelo falecimento, em 1580, do poeta português Luís de Camões, autor de obras memoráveis como “Os Lusíadas” e considerado um dos maiores poetas da história lusitana. A celebração foi a primeira a ser instituída, sendo oficializada em 1981 pelo órgão legislativo de Portugal.
No Brasil, o Dia Nacional da Língua Portuguesa é comemorado em 5 de novembro a partir do decreto de lei nº 11.310 de 2006, em homenagem ao escritor e político brasileiro Ruy Barbosa, nascido em 5 de novembro de 1849.
Já em 2009, o dia 5 de maio foi reconhecido como o Dia Mundial da Língua Portuguesa, em acordo firmado pela Comunidade dos Países Lusófonos.

Texto - Renato Pirauá
Arte - Fernando Silvestre