Santos - São Paulo - Brasil, 16 de maio de 2024.
12/06/2023
Praia do Gonzaguinha guarda amor e momentos inesquecíveis de casal
O munícipe Fulvio José Tommasi, de 87 anos, caminha lentamente pelo Píer dos Apaixonados, na Orla do Gonzaguinha, em São Vicente, enquanto recorda com alegria a trajetória de amor vivida por 62 anos entre ele e a esposa Maria Augusta, falecida em 2021, aos 80 anos.

A praia vicentina tornou-se um marco de histórias e momentos inesquecíveis entre eles. Desde as caminhadas nas tardes ensolaradas pela orla, até a inauguração recente do píer, onde Fulvio dedicou à esposa a seguinte frase: "Minha Maria Augusta querida, estou ressaltando aqui, neste lugar, a sua paixão por São Vicente, especialmente por esse local".
"Ela era uma apaixonada por São Vicente. Gostávamos de sentar nas cadeiras de praia e admirar a vista dessa linda cidade. Já fui para muitos lugares no Brasil e no mundo, e posso garantir que pouquíssimas vistas chegam aos pés deste paraíso", ressaltou.

Entre idas e vindas, a história de amor do casal com a Primeira Cidade do Brasil começou oficialmente em 1992, quando já aposentados, mudaram-se da capital São Paulo para a Baixada Santista, mais especificamente para o bairro Gonzaguinha, em São Vicente, onde residiram por 11 anos. "Foi uma fase das nossas vidas em que fomos muito felizes. Um espaço muito bom, onde pudemos compartilhar momentos entre nós e, também, com amigos, caminhando pela praia, jogando dominó e desfrutando da paisagem", comentou.

Em 2003, Fulvio e Maria Augusta foram morar em Praia Grande. Entretanto, a história de amor com São Vicente permanecia, e os dois queriam voltar. Nem tudo saiu como esperado, e o regresso à Primeira Cidade do Brasil não foi possível. Mesmo assim, não deixavam de visitar e admirar o Município, em especial a Praia do Gonzaguinha, sempre que possível.

Em 2021, vítima de problemas originados por uma trombose, a amada esposa de Fulvio faleceu. "Não foi fácil, evidentemente. Porém, passeio por aqui relembrando as coisas boas, trazendo à tona os grandes momentos vividos com ela nesta abençoada terra. Ela não gostaria de me ver para baixo. Por isso, encaro tudo como um ciclo da vida. Foram 62 anos muito bem vividos ao lado dela", comentou emocionado.

Como um verdadeiro amante da Praia do Gonzaguinha e representando a esposa, Fulvio marcou presença na inauguração do Píer dos Apaixonados, realizada no dia 4 de junho, onde dedicou a frase para sua amada. Também naquele dia, com a certeza de que, de algum lugar estava sendo visto por ela, mandou o seguinte recado: "Pela paixão que você tinha por São Vicente e no Dia dos Apaixonados, hoje lhe escrevo nessa fitinha. Porque era seu desejo estar aqui".

"Eu tenho certeza de que ela está me vigiando. Minha querida Maria Augusta, independentemente de onde estiver, saiba que eu te amo e te amarei por todos os dias da minha vida. Você segue presente em minhas rotinas e orações", completou.

Em junho de 2022, Fulvio voltou a morar no Gonzaguinha, em São Vicente. E dessa vez para ficar. "Amo essa cidade. É muito legal ver que o prefeito está disposto a contribuir para o turismo, valorizando as belezas naturais que esse lugar possui", ressaltou.

História - O ano era 1958. O Brasil, hoje pentacampeão mundial de futebol, conquistava ali sua primeira Copa do Mundo. Parece distante, mas aquele foi o ano em que a trajetória de Fulvio e Maria Augusta começou a ser escrita. "Nossos caminhos se cruzaram e, por acaso, nos encontramos para sempre. O dia 14 de maio de 1958 foi a data de início do namoro. Pouco depois, em 11 de janeiro de 1961, nos eternizamos com nosso casamento. É muito bom olhar para trás e ter a tranquilidade de que deixamos nosso legado", salienta.

O legado do casal Fulvio e Maria Augusta é o nascimento de seus três filhos, cinco netos e uma bisneta, que, coincidentemente, nasceu no dia 4 de junho, mesma data da inauguração do píer.
"Nada é por acaso. Isso é para mostrar que o amor está presente. Foi um dia especial que me permitiu recordar a época de ouro vivida ao lado da amada Maria Augusta. Pude, também, ter a alegria de contemplar a chegada da pequena ao Mundo", comemorou.

De cabeça erguida e em plena forma aos 87 anos, Sr. Fulvio busca viver a vida com leveza e alegria, sempre que possível, fazendo menções à esposa, que, segundo ele, nunca mais o deixará. "Demos as mãos um ao outro no dia em que nos casamos. Nada disso mudou, pois ela segue presente em minhas memórias e, tenho certeza de que eu nas dela".

Por fim, pontuou a importância do investimento turístico em patrimônios como o Píer dos Apaixonados. "Este monumento certamente guardará histórias de amor, assim como foi comigo e minha esposa. Foi muito bonito poder presenciar a inauguração do píer e tirar um minutinho para dedicar meu amor à Maria Augusta. Que todos possam ser muito felizes visitando o Píer dos Apaixonados. Esse é meu desejo".

Píer dos Apaixonados - Inaugurado em 4 de junho, a nova escultura da Praia do Gonzaguinha conta bancos instagramáveis para que os casais possam desfrutar de momentos especiais e apreciar a linda vista de São Vicente. A ideia partiu do prefeito Kayo Amado, quando visitou a cidade de Mérida, no México, em 2021. "Todo mundo tem uma história de amor com São Vicente. Com este princípio, buscamos resgatar o orgulho e as raízes que nossos moradores têm com a Cidade e atrair as pessoas de fora, para que possam, além de compartilhar de momentos especiais, prestigiar o que há de mais belo na Primeira do Brasil: sua paisagem", ressaltou o prefeito.

Texto: Guilherme Sibilio
Fotos: Fred Maia