Santos - São Paulo - Brasil, 17 de maio de 2024.
14/06/2023
''Jovem eleitor'' incentiva engajamento político nas escolas
Com o objetivo de incentivar e engajar os jovens na participação ativa nas eleições e na vida política do País, membros do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estarão na manhã desta quinta-feira (15) na Unidade Educacional República de Portugal (Praça Vinte e Três de Maio, 265 - Bitaru). Trata-se do projeto "Jovem Eleitor", que consiste em uma série de iniciativas e ações voltadas aos estudantes, com o objetivo de informar sobre a importância do voto e do exercício da cidadania, além de incentivar a atuação nas eleições. O encontro se dá em dois horários: das 9h às 10h e 10h30 às 11h30.

Cerca de 130 alunos de 9º ano participam do bate-papo junto à equipe da 177ª  Zona Eleitoral de São Vicente, formada pela chefe do cartório eleitoral, Cibele Nascimento Nery, Rosimeire Ferreira, Rafael Miguel dos Santos, Thiago Matheus e Edinilsa Nascimento.

No primeiro dia de palestra, na quarta-feira (14), a estudante Isabelly aprovou a iniciativa. “A palestra foi muito boa. A maioria dos estudantes sabe que vai poder votar em breve, a partir dos 16 anos, mas ninguém sabia ao certo como funciona esse processo. Foi bem esclarecedor e um incentivo a mais. Eu nunca tinha visto algo assim em outras escolas”. Seu colega Guilherme considerou a abordagem interessante. “Foi muito bem explicado sobre a importância do voto, o que nos deixou bem conscientes. Torço que esse projeto aconteça em outras escolas”.

A ideia é justamente a de expandir o Jovem Eleitor para demais unidades da rede municipal, com palestras, produção de material informativo sobre o processo eleitoral e a importância do voto, além da promoção de debates e eventos com candidatos e representantes políticos.

Na proposta, o TRE informa acreditar no envolvimento dos jovens na vida política como algo essencial para o fortalecimento da democracia e para a construção de um país mais justo e igualitário. “Por isso, o projeto ‘Jovem Eleitor’ é uma iniciativa fundamental para incentivar a participação da juventude nas eleições e no debate público”.

Por - Renato Pirauá