Santos - São Paulo - Brasil, 05 de maio de 2024.
20/06/2023
Totem flagra assalto e dupla é presa pela Polícia Militar
Comunicação ágil, integração e eficiência. Seguindo estes três princípios, as forças de segurança de São Vicente obtiveram êxito em uma ocorrência no dia 12 de junho, por volta das 3h, e detiveram uma dupla por assalto à mão armada no Catiapoã.

Durante a madrugada, um agente da Guarda Civil Municipal (GCM) notou, via monitoramento do Centro de Controle Operacional (CCO), uma movimentação suspeita no trecho entre a Travessa do Parque e a Rua José Benedito Henriques. Além disso, o profissional também percebeu que um carro estava com o pisca-alerta ativado na Avenida Martins Fontes.

O guarda municipal manteve-se atento monitorando as redondezas via totem, onde flagrou o assalto por parte dos infratores, que levaram a motocicleta e a mochila de uma das vítimas, além do celular da outra. Imediatamente a Polícia Militar (PM) foi acionada via Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), para localizar a dupla.

Com a intensificação do patrulhamento em busca dos denunciados e atuação de quatro viaturas, os profissionais conseguiram identificar, no cruzamento entre Rua Mateus Maylask com a Avenida Martins Fontes, a dupla, cujas características eram condizentes com as que haviam sido descritas pelo CCO.

Na abordagem, foi constatada a presença de um simulacro de arma de fogo e os pertences das vítimas. Além disso, um dos individuos pilotava uma outra moto, que também foi recuperada, visto que, em pesquisa constatou-se que o veículo havia sido produto de furto no dia 12 de maio.

Diante dos fatos, os infratores foram encaminhados à delegacia para despacho das ocorrências e todos os bens foram devolvidos a seus proprietários.

Integração - A Administração Municipal tem fortalecido cada vez mais o diálogo com o Estado a fim de desenvolver novas estratégias na área da segurança pública. Visando coibir a criminalidade e ampliar os mecanismos de defesa do cidadão através de um trabalho integrado e efetivo, o CCO conta com profissionais da Guarda Civil Municipal (GCM), PM e da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).

O monitoramento é garantido por meio de 30 totens espalhados pela Cidade. Os equipamentos captam imagens em 360º e possuem alcance de até 2 km, além de botão do pânico, recurso que as pessoas podem utilizar caso precisem registrar uma denúncia.

Além disso, São Vicente está trabalhando na instalação de novas câmeras de alta resolução em pontos estratégicos, ampliando os mecanismos das forças de segurança.