Santos - São Paulo - Brasil, 04 de maio de 2024.
30/06/2023
Proerd comemora 25 anos em SV com formatura de mais 600 alunos
Comemorando 25 anos de atividade em São Vicente, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à VIolência (Proerd) formou nesta sexta-feira (30) mais 600 alunos do 5º ano do ensino fundamental de escolas da rede pública e privada, em solenidade realizada no Clube de Regatas Tumiaru (Centro).

O prefeito Kayo Amado comentou que ações como essa complementam a educação que todos se empenham para oferecer nas escolas. "São projetos que trazem valores, noções do viver em sociedade e para a gente é muito importante no nosso sonho e na nossa missão de formar cidadãos conscientes de suas responsabilidades. Eu acredito na nossa criança, na nossa escola e é assim que a gente busca melhorar a nossa Cidade".

Mãe de Pedro, de 11 anos, que estuda na UE República de Portugal, Aline Torres Mendes contou que o filho conversou bastante com ela sobre o projeto. "Ele disse que eles ensinam, didaticamente, sobre não fazer uso das drogas".
Bianca Pontes, microempresária, mãe de Ana Julia, de 10 anos, também estudante da UE República de Portugal, aprova o Proerd. "A Ana Júlia veio com muita informação de quantas substâncias tem o cigarro, e compartilhou o aprendizado para toda a família".

PROERD - O Major PM, Renato dos Santos Abreu, explicou que o Proerd é um programa institucional da Polícia Militar (PM) que atua na Cidade desde 1998."Em São Vicente completamos a 69ª turma de crianças do 5º ano do ensino fundamental, praticamente mais de 27 mil alunos ao longo dessa história no Município".

Ele ressaltou que o programa tem como objetivo fortalecer os valores sociais, morais e de resistência ao uso das drogas, de entorpecentes, de forma lúdica, por meio de distribuição de cartilhas. "Fazemos o reforço junto à família, para que família, escola e polícia miliar, juntas, possam prevenir esse mal tão grande que assola a nossa sociedade".
Os formandos são de escolas da região insular, sendo três delas da rede municipal: Unidade Educacional Augusto de Saint Hilaire (Catiapoã), UE Duque de Caxias (Jardim Guaçu) e UE República de Portugal (Bitaru). As demais são a EE Antônio Luiz Barreiros (estadual) e os colégios Alicerce, Fortec e Cellula Mater (rede particular).

A solenidade contou com a presença do prefeito Kayo Amado, de autoridades policiais, secretário de Esporte e Lazer (Sespor), Wagner Paraguay, e, representando a secretária de Educação (Seduc) de São Vicente, Nivia Marsili, a supervisora de ensino Silmara Cristiane Prado. Também teve a presença da Diretora de Ensino da Região de São Vicente, Joelma Aparecida Alves da Silva, professores e familiares dos alunos.