Santos - São Paulo - Brasil, 03 de maio de 2024.
30/06/2023
SV amplia rede de proteção no frio para população em situação de rua
O Fundo Social de Solidariedade de São Vicente (FSS SV) segue com a Campanha Abraço Quente, realizada desde 18 de maio, com arrecadação de agasalhos, cobertores e demais itens de inverno, destinando-os aos mais necessitados.

A presidente do Fundo Social, Thaynã Amado, explica que as doações podem ser feitas em diversos pontos de coleta (listagem no final) instalados pela Cidade. "Além da Prefeitura, Fundo Social e Subprefeitura, o Brisamar Shopping, escolas, supermercados e condomínios também recebem os donativos".

Abrigo - A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) também já ativou o protocolo de ações emergenciais para pessoas em situação de rua. As vagas para o abrigo foram ampliadas, contando com equipamento exclusivo para a noite. O encaminhamento para o acolhimento noturno é realizado através do Centro Pop ou da equipe de abordagem social.

Centro Pop - Além desses serviços, o Centro Pop é a equipe central para toda a política pública municipal de atenção às pessoas em situação de rua. No equipamento, é oferecido acompanhamento psicossocial, café da manhã e da tarde e ingresso à rede de acolhimentos. Além disso, é possível que os atendidos ainda recebam roupas, cobertas e produtos de higiene pessoal.

Abordagem social - São Vicente conta com serviço de abordagem social que percorre vias da Cidade e oferece os serviços de auxílio para pessoas em situação de rua.

O trabalho é realizado de forma humanizada e respeitosa, com o foco na promoção do regresso dessas pessoas à vida social. Devido às baixas temperaturas, a equipe de abordagem social é reforçada e de prontidão para qualquer ocorrência.

Ajuda - Ao encontrar uma pessoa em situação de rua no frio, o munícipe pode solicitar ajuda pelo telefone (13) 3467-9301 (Centro Pop), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Aos sábados, domingos e feriados, os vicentinos devem ligar para o 153 (Guarda Civil Municipal).

Confira os pontos de arrecadação:

- Fundo Social de Solidariedade Área Insular - Rua Benedito Calixto, 205 - (Centro).

- Fundo Social de Solidariedade Área Continental - Rua Salvador, 60 - (Vila Ponte Nova).

- Prefeitura de São Vicente (Paço Municipal) Rua Frei Gaspar, 384 - (Centro).

- Complexo Administrativo Municipal - “CAM 1” - R. José Bonifácio, 404 - (Centro).

- Complexo Administrativo Municipal – “CAM 2” - Av. Presidente Wilson, 1659 - (Itararé).

- Ao Fiel Barateiro - Rua XV de Novembro, 537 (Centro).

- Supermercado Luanda - Av. Antônio Emmerich, 335/373 (Vila Cascatinha).

- Sonda Supermercados - Rua Jacob Emmerich, 249 (Centro).

- Shopping Brisamar - Rua Frei Gaspar, 365 (Centro) - Sala 313, ao lado da loja C&A.

- Colégio Castelinho - Av. Prefeito José Monteiro, 33 (Jd. Independência).

- Colégio Alicerce - Av. Dona Anita Costa, 88 (Vila Voturuá).

- Colégio Fortec - Av. Presidente Wilson, 1013 (Centro).

- Colégio Objetivo - Av. Presidente Wilson, 424 (Centro).

- Colégio Privilégio - Rua Quintino Bocaiuva, 685 (Centro).

- Colégio Cruz Azul de São Vicente - Praça Rui Barbosa, 238 (Parque São Vicente).

- Colégio Exemplo - Rua Sebastião Ribeiro dos Santos, 5 (Humaitá).

- Corretora de Plano de Saúde e Seguros Paulo Flor - Rua Frei Gaspar, 943, loja 2 (Centro).

- Caixa de Saúde e Pecúlio de São Vicente - Rua Frei Gaspar, 157 (Centro).

- Câmara Municipal de São Vicente - Rua Jacob Emmerich, 1195 (Parque Bitaru).

- Colégio Mundo Verde - Av. Antônio Emmerich, 1373 (Vila Cascatinha).

- Associação Comercial e Empresarial de São Vicente - Rua Jacob Emmerich, 1238 (Parque Bitaru).

- AAVV - Amigos da Vila Valença - Rua Fernando Costa, 45 (Vila Valença).

- Pérola Modas - Rua XV de Novembro, 430 (Centro).

- OSAN - Rua Lima Machado, 501 (Bitaru) ou Rua Padre Anchieta, 224 (Centro).

- Supermercado Talismã - R. Monte Belvedere, 610 (Vila Margarida).

- Condomínio Sunshine Residence - Rua Freitas Guimarães, 265 (Centro).

- Escola de inglês UpperSid - Av Presidente Wilson,1026 (Centro).