Santos - São Paulo - Brasil, 03 de maio de 2024.
03/07/2023
'Facilita SV' forma primeira turma do curso de Assistente Administrativo
Os 32 primeiros estudantes beneficiados pelo ‘Facilita Sv’ realizaram nesta quinta-feira (29) suas apresentações de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de ‘Assistente Administrativo’ .

A formação é uma parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (Setre), e o Senai. A medida busca facilitar o acesso da população local à empregabilidade, proporcionar qualificação profissional e, também, potencializar o empreendedorismo na Área Continental, unificando diversos serviços de utilidade pública na área econômica.

Esteve prestigiando o encerramento o secretário da Setre, Marcos Roberto de Andrade. “É uma honra e felicidade imensa acompanhar esses jovens que agora, com o curso, possuem mais oportunidades para entrar no mercado de trabalho. Com as apresentações de hoje notei o desenvolvimento profissional e pessoal de cada um, estão mais comunicativos e direcionados”.

Sob orientação da professora Cristiane Trevisan, os alunos tiveram 160 horas de aula durante dois meses, de segunda a sexta-feira. Com conteúdos teóricos e aulas práticas, os estudantes saem aptos para o mercado de trabalho. Eles aprenderam sobre vestimentas, ética, comunicação, matemática e aspectos que envolvem o processo de funcionamento dentro de uma empresa, podendo assim trabalhar em diversas áreas como Recursos Humanos (RH) e Contabilidade.

À pedido do secretário, os alunos contaram suas experiências e celebraram o sucesso do curso. Entre as histórias, o relato mais tocante foi de Thaissa de Souza Nascimento, moradora do bairro Rio Negro. Ela contou como foi sair da Bahia e a importância de realizar o curso, pois venceu suas dificuldades “Eu vim da Bahia com o desejo de cursar Administração, mas por ter medo de iniciar novos ciclos acabei não concluindo. Depois de um tempo fiz um curso de especialização em cabelo cacheado e montei um negócio. A professora é maravilhosa, me ensinou que uma empresa é muito mais do que produtos que entregamos ao cliente. Uma empresa é também as pessoas que a gente convive.  Só tenho gratidão à professora e à Prefeitura”.

Facilita SV - Situado na Avenida Ulisses Guimarães, 1.330, 1º andar - Jardim Rio Branco, o espaço abriga uma sede do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Microempreendedor Individual (MEI), Sebrae Aqui, Associação Comercial de São Vicente (ACSV) e Banco do Povo, além de disponibilizar diversos cursos via Conecta SV, palestras, consultorias em parceria com o Sebrae e atividades educativas referentes à direitos humanos e Cidadania, por meio do Centro de Integração da Cidadania (CIC).

Por Cendy Domingues