Santos - São Paulo - Brasil, 28 de abril de 2024.
06/07/2023
Coral 'SUSpirando' emociona pacientes de hospital no Humaitá
Após o sucesso da primeira apresentação do Coral 'SUSpirando', na última terça-feira (27), onde pacientes e acompanhantes do Hospital do Vicentino (HDV) receberam os participantes do grupo musical para uma tarde de alegria, emoção e cantorias.

Nesta terça (4) foi a vez dos pacientes do Hospital Doutor Olavo Hourneaux de Moura, no Humaitá, serem encantados e emocionados pelo coral.

O grupo, que é formado por servidores da Sesau, possui um repertório vasto, animado e leve, com músicas que trazem mensagens de amor, esperança e alegria. As canções escolhidas são de três grandes nomes da música brasileira, como 'Saúde' de Rita Lee, 'Toda Forma de Amor' de Lulu Santos e 'Maria Maria' de Milton Nascimento.

Um dos momentos mais marcantes da tarde de cantorias foi no quarto de José Luis Lopes, de 63 anos. O idoso ficou muito feliz ao saber da notícia que receberia os integrantes para cantarem juntos e fez questão de ligar para a esposa por chamada de vídeo. "Cheguei no domingo à noite aqui e já estava agitado para ir embora, mas receber vocês aqui me acalmou, me fez tão bem escutar e cantar com todos", disse o paciente em lágrimas, emocionado, juntamente da mulher que chorava do outro lado da linha.

Presente no mesmo quarto de Seu José, Raimundo Rodrigues, de 62 anos, estava acompanhado da família e sabia todas as músicas de cabeça. Com as mãos para cima, ele entoou alegre e emocionado as composições com os servidores. "Não tem como não chorar ao ouvir Rita Lee. Parabéns pelo trabalho de vocês, continuem sempre assim".

Messias Rodrigues, de 70 anos, havia acabado de chegar na unidade hospitalar do Humaitá para realizar alguns procedimentos de cateterismo. "Estou feliz, já cheguei recebendo esse grande presente. Obrigado por alegrar um pouco nossas vidas. Todos estão muito bem".

A responsável técnica de enfermagem do Hospital Dr. Olavo, Karini Cruciari, acompanhou de perto, de quarto em quarto, cada canção. Animada e feliz, ela dançou com o farmacêutico da unidade. "Interessante demais essa iniciativa da secretária porque traz uma paz e humanização muito grande, tanto para as pessoas internadas, quanto para nós, funcionários. É notório a carinha de felicidade e gratidão de cada pessoa aqui. É muito lindo".

A cantora profissional Jack Muller, que está no ramo da música há 20 anos, viu nas redes sociais de uma amiga e integrante do coral que a Sesau estava realizando essa ação nos hospitais. Ela se sensibilizou e entrou em contato para poder fazer uma participação especial na apresentação desta terça (4).

"Muito lindo, interessante e tocante esse trabalho que está sendo feito, levando amor para os pacientes. Me emocionei demais. Em um dos quartos, tinha um senhorzinho que me lembrou tanto o meu pai que eu entrei em prantos. Eu participo de um coral em São Paulo, mas é a primeira vez que faço parte de um grupo que vai até os hospitais, que leva acolhimento para o próximo", destacou a cantora, que mora na Baixada Santista.

Michelle Santos, secretária de Saúde, esteve à frente nas apresentações musicais e mais vez se emocionou ao soltar a voz interpretando os grandes hits. "É tão gostoso ter todo mundo junto cantando e compartilhando esse momento tão especial. Muito gratificante ver os pacientes e familiares que estão de perto acompanhando a dor e sofrimento, virem abraçar cada um dos nossos servidores com palavras de agradecimento e carinho. Esses gestos mostram que estamos no caminho certo para a humanização da saúde pública".

Coral ‘SUSpirando’ - A criação do coral surgiu a partir de um momento de reflexão e desejo da secretária em levar mais humanização para as pessoas que estão sendo atendidas ou estão internadas nas dependências das unidades hospitalares da Cidade.

Outro ponto principal para o surgimento do grupo foi estabelecer uma conexão entre os servidores e os pacientes que estão passando por um momento difícil de saúde.

Foi então que há três meses cerca de 40 servidores, juntamente com a secretária, se reuniram e deram o pontapé na preparação dos ensaios e decisões para o nascimento do coral 'SUSpirando'.

O nome do projeto faz alusão ao Sistema Único de Saúde (SUS) e, a junção com a palavra “pirando” remete ao ato de suspirar no canto e na vida. A participação dos servidores é voluntária e a adesão foi aumentando no decorrer dos ensaios.

Os profissionais que compõem o grupo atuam em diversos setores da secretaria da Saúde, como Compras, Obras, Recursos Humanos, Informática, Frota, Manutenção, Auditoria e Jurídico, entre outros.

Já o comando do coral está por conta de servidores que têm algum conhecimento de música. Uns tocam em igrejas, outros dão aulas de instrumentos musicais, e tem até profissionais que fazem parte de bandas.  A ideia é unir as experiências e aplicar no grupo para que o resultado seja o melhor possível.

Os ensaios acontecem toda terça e sexta-feira, após o horário de expediente. O grupo musical já tem camiseta personalizada e todos os participantes cantam uniformizados.

O coral pretende fazer uma apresentação por mês em cada hospital da Cidade.

Por Emerson Nascimento