Santos - São Paulo - Brasil, 02 de maio de 2024.
13/07/2023
Bloco EURECA comemora 33 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

O tradicional bloco "Eureca" tornou a manhã desta quinta-feira (13) ainda mais especial, com a reunião de entusiastas para a reflexão "EURECA contra o genocídio das várias infâncias. Será que posso contar com você?", em homenagem aos 33 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O movimento teve início às 9h, na Praça Heróis de 32, localizada no Gonzaguinha, e teve como ponto final o Clube do Ilha Porchat. Durante o percurso, as baterias participantes se apresentaram, juntamente com a entoação de músicas pelos membros, criando assim uma sinfonia de apoio à causa.

Aline Alves, fisioterapeuta, compartilhou sua experiência de participar e apoiar a causa ao longo dos anos. "Fui convidada para montar a 'ala' da saúde, pois, ao pensarmos no tema que envolve a palavra 'genocídio', também refletimos sobre os direitos de saúde das crianças e adolescentes. Reunir diversas gerações e lutar incansavelmente pelo que nos é de direito é algo de extrema importância."

O Bloco Eureca fortalece um território educacional e políticas públicas essenciais. Sua luta principal é contra a exploração sexual e o racismo na infância, buscando o respeito integral às crianças e adolescentes.

Pedro Santos, 14 anos, que participava do bloco com seus amigos, ao ser questionado sobre a importância do evento, respondeu com entusiasmo. "Eu acho muito legal estar aqui no Bloco Eureca. É importante lutar pelos direitos das crianças e dos adolescentes para que todos sejam respeitados e tenham uma infância feliz. Eu espero que muitas pessoas se conscientizem e se juntem a essa causa."

A passeata contou com a participação de instituições de São Paulo, celebrando os 33 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente. Os participantes repetiam o lema "Criança e adolescente: prioridade sempre".

Rosangela Santos, de 45 anos e moradora do Humaitá, participou do bloco pela primeira vez. "É a minha estreia no evento, mas já faço parte da comunidade que enfatiza a importância da saúde há um bom tempo. Já participei de outras ações”.

BLOCO EURECA - O EURECA foi criado 1991, em São Bernardo do Campo, por meio do Projeto Meninos e Meninas de Rua (PMMR), cujo objetivo é a construção de uma nova cultura e um novo jeito de escutar e dialogar com crianças e adolescentes.

Desde que foi fundado, o bloco sai às ruas e sempre aborda temas sociais que levem a uma reflexão sobre os direitos das crianças e dos adolescentes.

Atualmente o EURECA ocorre em três regiões do Estado de São Paulo, que além de São Bernardo, está em Sapopemba, distrito da zona leste da capital e em São Vicente, onde o desfile deste ano foi escolhido justamente na data em que se comemora 33 anos do ECA.

A organização do ato em São Vicente é do Instituto Camará Calunga, em parceria com organizações sociais da Cidade, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Conselho Tutelar e a Secretaria de Desenvolvimento Social de São Vicente.

Por Cendy Domingues