Santos - São Paulo - Brasil, 05 de maio de 2024.
25/07/2023
Pontos históricos de São Vicente ganham iluminação azul na semana de prevenção a afogamentos
A Prefeitura de São Vicente entrou na campanha que visa alertar a população sobre os riscos de afogamento nas praias, rios e piscinas. Para isso, a partir desta terça-feira (25), serão iluminados de azul o prédio do Paço Municipal (Rua Frei Gaspar, 384, Centro) e o Monumento Memorial dos 500 anos do Brasil, idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, no alto da Ilha Porchat.

A ação representa o movimento “Go Blue”, que remete à prevenção de afogamentos em alusão ao Dia Mundial de Prevenção a Afogamentos, celebrado neste 25 de julho. A campanha, porém, seguirá até domingo (30).

A Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), juntamente com o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMAR) desenvolverão ações para conscientizar moradores e turistas sobre a importância de redobrar os cuidados no mar. Para alcançar esse objetivo, serão entregues panfletos informativos nas praias, ressaltando dicas essenciais sobre segurança aquática.

Outros monumentos turísticos e históricos pelo Brasil também estarão iluminados de azul, tais como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, a Ponte Estaiada Roberto Marinho e o Vale do Anhangabaú, em São Paulo, por exemplo.

Dia Mundial de Prevenção a Afogamentos - a data foi declarada em abril de 2021 pela resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). O objetivo é reforçar a importância da prevenção, destacando-a como a melhor solução para evitar tragédias relacionadas a afogamentos.

O Corpo de Bombeiro ressalta que os afogamentos também podem ocorrer em locais domésticos envolvendo crianças, como bacias e tanques.

Dados sobre afogamentos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa)

- Foi causa de mais de 2,5 milhões de mortes na última década.
- 90% dessas mortes ocorre em países de baixa e média renda.
- Globalmente, os afogamentos vitimam mais crianças de 1 a 4 anos, seguidas por crianças de 5 a 9 anos.
- No Brasil, 16 brasileiros morrem afogados diariamente, ou seja, um a cada 90 min.
- Afogamento mata 4 crianças por dia, sendo que uma morte ocorre dentro de casa a cada 3 dias.
- Afogamento é a 1ª causa de morte de 1 a 4 anos, 2ª de 5 a 9 e 3ª de 10 a 19 anos.

Por Cendy Domingues