Santos - São Paulo - Brasil, 05 de maio de 2024.
25/07/2023
Comitiva de Naha visita pontos turísticos obras da Rua Japão
O segundo dia da Comitiva de Naha em São Vicente foi marcado por um Walk Tour. Após os compromissos na parte da manhã e do almoço, as autoridades fizeram a primeira parada na Praça Kotoku Iha, localizada na Rua Japão. O local, que dispõe de uma réplica de um jardim japonês, com pedras da sorte e um portal - que no Japão é conhecido como torii, está sendo revitalizado. Acompanhadas do prefeito Kayo Amado, as autoridades tiveram a oportunidade de conhecer um dos cartões-postais da Primeira do Brasil e seu novo projeto de restauração.

Logo em seguida, a comitiva visitou o recém inaugurado Píer dos Apaixonados (Praia do Gonzaguinha), onde puderam apreciar a baía de São Vicente. O Prefeito de Naha, Satoru Chinen, e o presidente da Câmara Legislativa, Yoshitaka Nohara, marcaram suas passagens com uma fitinha amarrada no Píer dos Apaixonados.

No final da tarde, o grupo prestigiou a beleza da Mata Atlântica através de um passeio de teleférico, organizado pela Secretaria de Turismo (Setur), e conheceu a famosa ‘Lenda da Feiticeira’. No topo, a Associação de Voo Livre ofereceu um café da tarde, com água saborizada, bolo e frutas tradicionais do Brasil, como uva, morangos e pinha. Os membros da comitiva aproveitaram o momento e experimentaram  um dos carros-chefes da fruta brasileira: o açaí.

O prefeito Kayo Amado não escondeu a alegria por ter contemplado um momento histórico podendo apresentar os principais pontos turísticos da Primeira Cidade do Brasil, e, simultaneamente, ter estreitado as relações com a cidade-irmã. “Nós montamos essa programação muito especial para os nossos amigos, nossos irmãos de Naha. Isso reforça o compromisso deste convênio que é o intercâmbio cultural, educacional e social entre as cidades. Que possamos ter mais momentos especiais de troca e conexão como esse”. Para finalizar o dia, o grupo foi presenteado com um pôr de sol de tirar o fôlego, possibilitando uma visão privilegiada da Primeira Cidade do Brasil.

Praça Kotoku Iha - O equipamento foi inaugurado em 1998, homenageando o convênio estabelecido entre São Vicente e a cidade de Naha. Durante a visita, também marcaram presença os secretários de Planejamento e Governança (Seplag), Talita Correa, Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Alexsandro Ferreira, Governo (Segov), Rafael Leite, e de Emprego e Renda (Setre), Marcos Andrade, além dos vereadores Jhony Sasaki e Jailton Jatobá.

Por Vitória Oliveira