Santos - São Paulo - Brasil, 05 de maio de 2024.
26/07/2023
Projeto de Libras promove a inclusão na rede de ensino

Na jornada em prol da inclusão na Educação, caminhando de mãos dadas com as diferenças, a Secretaria de Educação (Seduc), por meio do Núcleo de Educação Inclusiva e em parceria com a Foccus Editora e Serviços Educacionais, promoveu nesta quarta-feira (26), a formação “Mãos que falam - LIBRAS nas escolas”, voltada aos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e gestores da rede municipal de ensino.

O projeto tem como base instruir os educadores e apresentar estratégias relacionadas aos aspectos da surdez e sua implicação na aprendizagem dos alunos, que somam 13 na rede municipal. No Auditório da Seduc, aproximadamente 120 docentes participaram de um ciclo de atividades e dinâmicas lúdicas, voltadas à inserção da capacitação da Língua Brasileira de Sinais (Libras), buscando fornecer aos educadores ferramentas essenciais para tornar o ensino mais inclusivo e acessível, além de integrar em sua prática docente no dia a dia em sala de aula.

Victor Carbonari, professor de Libras há mais de dez anos, apresentou conteúdos teóricos e práticos aos docentes presentes, enfatizando a importância da abordagem da língua em busca da expansão do aprendizado por meio do lúdico, a fim de enriquecer a qualidade do ensino nas escolas e atender às necessidades dos estudantes com surdez, contribuindo para um ambiente acolhedor.

Material de Libras nas Escolas - Em abril, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Educação (Seduc) e em parceria com a Foccus Editora e Serviços Educacionais, lançou o material didático, contendo mais de 10 mil livros-jogos para todas as Unidades Educacionais da fase II, com o intuito de ampliar as ações de inclusão na Rede Municipal de Ensino.

Por - Andressa Sgarbi