Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 29 de abril de 2024.
22/09/2023
NOTÍCIAS
Alunos da UE Carolina Dantas vivem dia de jornalistas e entrevistam prefeito Kayo Amado
 
Na manhã desta quinta-feira (21), os alunos do 8º ano da Unidade Educacional Carolina Dantas, no Catiapoã, tiveram um dia de ‘jornalistas’ e entrevistaram o prefeito de São Vicente, Kayo Amado, que topou o desafio. 
 
Promovendo o protagonismo juvenil, o jornal ao vivo e a entrevista com o chefe do Executivo vicentino concluíram a última etapa do projeto escolar “Jornal Falado”, iniciativa em que os alunos trabalham habilidades como oralidade, organização, postura profissional e apuração de dados. 
 
A professora de língua portuguesa, Maria Zeldeni Lira, é a idealizadora do projeto, que já perdura há 10 anos. Ela conta que o objetivo é fazer com que os alunos compreendam, de forma mais didática, os assuntos tratados em aula. “Eu entendo que existe a necessidade deles se integrarem com o Mundo. Os alunos precisam ter conhecimento sobre textos informativos e serem atualizados sobre notícias locais e de outros lugares”.
 
Sem papas na língua, os alunos foram incisivos e perspicazes durante as perguntas, abordando importantes assuntos no questionamento, como segurança, direitos humanos, pavimentação, empregabilidade e as obras do VLT na Área Continental. Eles ainda aproveitaram para conhecer melhor a trajetória de vida do prefeito e os projetos futuros para São Vicente. Além disso, os estudantes ainda abordaram notícias nacionais, internacionais e a previsão do tempo.
 
A ideia de entrevistar o chefe do Executivo vicentino surgiu diretamente dos alunos. “Nós pensamos ‘Por que não?’. Então conversamos com nosso grupo e todos toparam”, disseram os alunos do 8º ano da UE, Carlos Eduardo da Silva e Isabella de Oliveira.
 
Para o prefeito Kayo Amado, atividades que promovem o protagonismo do estudante são fundamentais para o crescimento pessoal de cada um. “Sempre que as escolas me convidam para participar de projetos envolvendo o desenvolvimento dos alunos, eu topo na hora. Foi na escola que eu descobri minhas paixões e resolvi que realmente seguiria o sonho de me tornar prefeito”. 
 
“Foi uma das entrevistas mais difíceis que eu já fiz”, brinca. “Os alunos são muito inteligentes. Eles pensaram em tudo”, concluiu. 
 
O estudante Henrique Afonso, de 13 anos, conduziu a entrevista. Ele contou que, apesar de ter ficado tenso por ser sua primeira experiência, a atividade ficará guardada na sua memória. “Foi uma honra entrevistar o prefeito. Claro que eu fiquei nervoso, mas foi muito legal”. 
 
A secretária de Educação, Nivea Marsili, também marcou presença e celebrou a atividade. “Tenho enorme sensação de orgulho ao ver esse telejornal nascer. Os alunos empenhados em pautarem os problemas da Cidade, o prefeito se prontificando em apoiá-los e a professora incentivando o desenvolvimento dos estudantes. Isso é uma grande vitória para a educação vicentina”. 
 
O gestor municipal concluiu destacando os diversos investimentos para o desenvolvimento da educação. “Em dois anos e meio conseguimos os recursos necessários para que eles tenham condições ainda melhores de desenvolvimento. Foram entregues uniformes completos, lápis, borracha, mochilas, equipamentos multimídia e, agora, seguimos com as reformas nas escolas. Tenho certeza que tudo isso que estamos fazendo irá resultar em um futuro melhor para nossa cidade. Tomara que mais iniciativas assim possam acontecer nas unidades escolares”. 
 
Por Mariana Pinho

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite