Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
06/06/2016
Defesa Civil
Defesa Civil entrega certificados para agentes voluntários

Noções de Defesa Civil e Primeiros Socorros foram temas da capacitação

Os agentes voluntários participantes da Capacitação Básica em Defesa Civil e Primeiros Socorros receberam certificados e carteirinhas nesta segunda-feira (6). A Defesa Civil de São Vicente capacitou 15 alunos. O evento contou com a presença do titular da Secretaria de Habitação, Júlio Eduardo Musetti Quiroga, que representou o prefeito Luis Cláudio Bili, no Salão Nobre do Paço Municipal.

“A Defesa Civil somos todos nós”, afirmou o bombeiro civil Jefferson Uanderley Vaz, que também é instrutor de primeiros socorros da Cruz Vermelha Brasileira. Ele foi o responsável pelas aulas. “É importante a participação do cidadão”, declarou sobre o voluntariado. Assim, os acidentes podem ser minimizados quando as pessoas têm conhecimento de situações de riscos.

Agente voluntário há 13 anos, o guarda civil de 1ª classe Roberto Aguiar Ramos acredita que a visão da Defesa Civil é que “toda ajuda é bem-vinda”. Para ele, o aprendizado voluntário é válido a “como se lidar com certas situações que a gente se depara numa eventualidade”. Ainda disse que a capacitação serviu como aprimoramento de suas experiências já adquiridas.

O treinamento ocorreu nos dias 25 e 26 de fevereiro em três módulos. Com duração de 16 horas, os agentes voluntários aprenderam sobre a história, objetivos, estrutura, atribuições e importância da Defesa Civil. Também foram discutidos os desastres naturais, o que fazer no caso de situações de perigo ou risco e como identificá-los.

Também foram promovidas aulas de primeiros socorros. Os assuntos apresentados envolveram normas de socorrista, parada cardiorrespiratória, ferimentos, hemorragias, análise e transporte da vítima.