Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
20/06/2016
Habitação
Propostas foram discutidas na 6ª Conferência Municipal da Cidade
Sugestões serão levadas para etapa Estadual, prevista para o final do ano

Com o tema A Função Social da Cidade e da Propriedade e o lema Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas, foi realizada neste final de semana, a 6ª Conferência Municipal da Cidade. O evento contou com a participação do Poder Público e da Sociedade Civil, com o objetivo de discutir melhorias na área habitacional do município e eleger os delegados municipais.

A abertura oficial do evento foi na sexta-feira (17), na Câmara Municipal. No sábado (18) e domingo (19), na ETEC Dra. Ruth Cardoso, onde foram discutidas as propostas e realizadas as eleições dos delegados. Entre os assuntos discutidos foram os espaços públicos usados pela população, a política de regularização fundiária para famílias de baixa renda, o órgão que responde por questões urbanas e as potencialidades econômicas da Cidade.

Entre as propostas aprovadas, que serão levadas para a etapa Estadual, prevista para acontecer no final do ano, estão a Obrigatoriedade da Criação do Conselho Estadual das Cidades e  em todos os municípios; Continuidade do Programa Minha Casa Minha Vida; Programa Minha Casa Minha Vida faixa 01, destinado a famílias com renda até R$ 1.800; e Exigência da Criação de projetos sustentáveis de estímulo e aproveitamento adequado e reuso de águas pluviais e ampliação  no   uso de energia solar.

No final da Conferência, foi divulgada a lista dos seis delegados e suplentes eleitos da sociedade civil que irão representar os movimentos populares. Os delegados do poder público e sindicatos ainda não indicaram os nomes.

Os eleitos da sociedade civil são: Titular: Genilza Carvalho Silva, e suplente Jussara Carvalho Silva. Titular: Deici Teodoro Fantinell e suplente Severina Gomes da Silva. Titular: Edmar M. de Araújo  e suplente Maria José do Carmo Silva. Titular: Monique Crhistine da Corte Silva, suplente Simone Guedes Inácio. Titular: Sheila Cristina de Souza e suplente Juliana Cassimiro Gonzaga da Silva. Titular: Jacinta Conte e suplente Izabel Cristina Olivenca Pereira.