Santos - São Paulo - Brasil, 27 de abril de 2024.
22/03/2024
Presidente do Fundo Social é homenageada com título de Cidadã Vicentina
A solidariedade vai muito além de ações pontuais. Se faz presente no olhar humanizado, com planejamento e políticas públicas em prol do cidadão. Em São Vicente, essa estratégia começou a ser adotada com uma nova gestão do Fundo Social de Solidariedade (FSS), sob condução da atual presidente, Thaynã Amado. Em reconhecimento à empatia pelo próximo, cuidado com a saúde mental e promoção da qualificação profissional, cartões de visitas apresentados pela também primeira-dama da Primeira Cidade do Brasil, a Câmara Municipal a contemplou com o título de 'Cidadã Vicentina' na noite desta quinta-feira (21), após propositura do vereador Pastor Benevan e aprovação unânime do Legislativo. A cerimônia contou com a presença do seu marido e prefeito do Município, Kayo Amado, familiares, amigos, diversas autoridades dos setores público e privado, lideranças comunitárias, artesãos, psicólogos voluntários e ex-alunos dos cursos do FSS.

Carinhosamente apelidada como Thay, ela foi homenageada com uma placa, um buquê de flores, um quadro de fotos, vídeos produzidos por familiares, amigos e ex-alunas dos cursos do FSS e até mesmo uma apresentação musical da cantora e amiga Priscila Oliveira.

Filha de Jailda e José Carneiro (já falecido) e irmã de Valéria e Walquiria Carneiro, embora tenha nascido em Cubatão (1994), a Área Continental de São Vicente é o berço de vida de Thaynã, tendo em vista que, até a fase adulta, ela morou no bairro Vila Ema.

Enquanto jovem, queria encontrar mecanismos para ajudar o próximo. Foi dessa forma que ela desenvolveu o amor pela psicologia, e tornou como meta de vida o cuidado com a saúde mental. Hoje, ela também é pós-graduada em Psicanálise e mestre Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas.

Em 2020, após a vitória do atual prefeito Kayo Amado nas eleições municipais, recebeu o convite para ser presidente do Fundo Social da Cidade. No início, segundo ela, o medo tomou conta. "Eu trabalhava em uma empresa. Foi a minha primeira experiência no setor público", conta.

Ela topou o desafio e, a partir de então, aos poucos foi elaborando iniciativas e revolucionando o setor, buscando transcender ações pontuais e fixar um legado na vida das pessoas. Dessa forma, nasceram projetos como o Acolhe Mãe (suporte às vicentinas, com acompanhamento psicológico durante a gestão e puerpério), a Escuta Solidária (plantão psicológico gratuito em praça pública) e o Entre Elas (programa de combate à pobreza menstrual), além do fortalecimento da qualificação profissional por meio de cursos, sobretudo para estimular o empreendedorismo feminino.

"Olhei e pensei: 'Eu posso contribuir de alguma forma'. De maneira espontânea, essa voz foi crescendo cada vez mais e pessoas foram passando pela minha vida. Hoje o resultado está aí. Ampliamos os cursos, trouxemos a psicologia para a saúde pública e incrementamos serviços ao Fundo Social", detalhou Thay, que fez questão de mencionar os companheiros de trabalho que atuam ao seu lado no dia a dia.

Outro marco em sua gestão é a nova sede do Fundo Social, que atravessou a ponte e 'estacionou' na Área Continental, no bairro Jardim Rio Branco. A ideia surgiu após uma situação na qual Thay sentiu a dor de uma mulher, que partiu do Samaritá à Boa Vista apenas para pegar uma cesta básica. Ali, ela detectou a necessidade de expandir os serviços do Fundo.

Evidentemente, a cerimônia foi repleta de discursos e homenagens que emocionaram a primeira-dama. O marido e prefeito do Município, Kayo Amado, agradeceu-a por ter entrado em sua vida e enalteceu suas características. "Ela cativou as pessoas com todos esses projetos especiais que desenvolveu. O Fundo Social passou a ter essa característica mais humana, indo além da entrega necessária, com fortalecimento da capacitação profissional e suporte à saúde mental. Esse é o diferencial da Thay: o olhar ao próximo".

A irmã Walquiria destacou a resiliência e o olhar humanizado de Thaynã. "O seu trabalho possibilitou o acesso público ao cuidado com a saúde mental. Olhando pela sua trajetória, vejo muita persistência e disposição para fazer a diferença na vida das pessoas, da Área Insular à Continental".

Autor da propositura, o vereador Benevan justificou a escolha ressaltando Thay como símbolo de inspiração às mulheres vicentinas. "Você em ensina a ser mais humano. Esses dias desci até a Praça 22 de Janeiro e estava lá você atendendo uma pessoa em situação de rua. É disso que a nossa população precisa, alguém com empatia e respeito, que olhe pelo próximo. Que você seja intermediadora de muitas coisas boas e espelho para as mulheres em São Vicente".

Legado - Como presidente do Fundo Social e vicentina, Thaynã busca deixar um legado de resiliência, empatia e construção de políticas públicas, por meio dos diversos programas de rede de suporte ao cidadão.

Ela mencionou o apoio da família, dos amigos e dos companheiros de trabalho, e finalizou o discurso proferindo as seguintes palavras da psicanalista e filha da principal personalidade do ramo da psicologia (Sigmund Freud), Anna Freud: "Que maravilhoso é que ninguém precise esperar nem um só momento antes de começar a melhorar o mundo".