Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 28 de abril de 2024.
22/03/2024
NOTÍCIAS
Saúde promove ação alusiva ao Março Lilás, mês de conscientização contra o câncer de colo de útero
Amar também é cuidar de si. Esse foi o lema escolhido pelos profissionais da saúde da UBS Central para abordar o Março Lilás, mês dedicado à prevenção do câncer de colo de útero e à importância da conscientização contra o HPV, em uma ação realizada nesta quinta-feira (21) na unidade.
 
A atividade iniciou com uma explicação sobre o câncer de colo de útero, demonstrando que a doença é a segunda maior responsável pela causa de mortes entre mulheres de 20 a 49 anos, de acordo com levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA). Foram abordados, ainda, temas como tratamento e sintomas do câncer, HPV e métodos de prevenção.
 
Após a explicação geral, algumas mulheres que estavam na Ala de Saúde da Mulher participaram de um quiz no qual foi abordado o tema do Março Lilás. As participantes tinham que responder se a afirmação era verdadeira ou falsa. No fim, todas ganharam um bombom com a frase: “Cuidar da saúde é a melhor beleza feminina”.
 
“Eventos como este são cruciais para orientar as mulheres sobre o tema que o mês de março traz. O intuito é mostrar para elas que a prevenção sempre será a melhor escolha, seja com a vacina para meninas de 9 a 14 anos contra o HPV ou exame de papanicolau para saber se não há um risco de desenvolver câncer de colo de útero”, ressaltou Michelle Santos, Secretária da Saúde .
 
A ação foi conduzida pela enfermeira Durvalina Conceição Franco, da Escola Técnica Modelo de Santos. Ela e suas alunas relataram sobre a importância da propagação de informações para as mulheres nas unidades de saúde: “A prevenção é o melhor mecanismo de combate ao HPV e ao câncer de colo de útero, não só para a mulher. Eu gosto muito de trabalhar com a prevenção. Organizamos eventos como esse uma vez por mês, sempre levando informação e tirando algumas dúvidas das mulheres”.
 
Quem acompanhou de perto foi a moradora Célia Gonzaga Ferreira, que aproveitou para apurar uma dúvida: “Ouvi dizer uma vez que se a pessoa não tem mais relação sexual, não corre risco de contrair a doença, e, na verdade, corre sim. Foi bom participar, pois consegui ter uma certeza sobre esse assunto”.
 
“O que mais gostei foi de saber que na UBS há esse acompanhamento do exame de papanicolau, não só na realização do teste, mas, também, avisando caso haja alguma alteração. O alerta feito contra o HPV é a melhor prevenção”, comentou Jennifer Reis Fagundes Da Silva.

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite