Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 27 de abril de 2024.
24/03/2024
NOTÍCIAS
'Mutirão do Contraceptivo Implanon' contempla mais de 50 adolescentes na Área Continental
A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), realizou neste sábado (23) o ‘Mutirão do Contraceptivo Implanon’ na Área Continental, que contemplou 56 adolescentes de 15 a 17 anos. Na ação realizada na UBS/ESF Vila Ponte Nova, as adolescentes passaram por teste de gravidez, aula sobre assuntos relacionados à vida sexual e foram contempladas com o método contraceptivo, evitando uma eventual gravidez não planejada. 
 
As jovens também realizaram teste rápido de HIV e sífilis.
 
Em seguida, elas participaram de uma aula que abordou temas como métodos contraceptivos (camisinha, diafragma, hormonais, DIU, métodos cirúrgicos), informações sobre o implanon - ressaltando que ele previne apenas contra a gravidez e que é um dos métodos mais seguros, com 99% de eficácia e duração de três anos; e a desmistificação de algumas afirmações sobre o implante, como por exemplo um possível aumento de incidência de acne e aumento de peso. 
 
A aula foi finalizada com menções sobre as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), enfatizando que o implanon não tem a função de prevenir contra as infecções, mas sim a gravidez.
 
Após a realização das etapas, foi feita a aplicação. A adolescente Vitória da França de Albuquerque Santos comentou que pesquisou sobre o assunto e se animou quando soube que a ação chegaria à Área Continental: “Corri para me inscrever. É o método mais eficaz”.
 
“Soube da campanha através da mãe de uma amiga, que viu uma postagem no Instagram e veio falar comigo. Foi bem tranquilo. Valeu muito a pena”, ressaltou Maria Eduarda Sousa Vasconcelos.
 
A ação ainda proporcionou coleta de preventivo agendada e de livre demanda para as mulheres da Área Continental na Unidade de Saúde da Mulher, ao lado da UBS/ESF Vila Ponte Nova. A moradora Elizabeth Sousa de Oliveira aproveitou a oportunidade para fazer a coleta: “Estava passando na frente da unidade e perguntei o que era. Quando soube da coleta de preventivo, não perdi tempo e fui fazer. É muito importante que todas as mulheres façam a coleta, porque é uma método de cuidado”.
 
Na Unidade de Saúde da Mulher, 36 preventivos foram coletados.
 
A Diretora da Saúde da Mulher e idealizadora do projeto, Dra Maria Luiza Davi, destacou a importância da ação: “A ação nos dois dias teve um saldo muito positivo, não só pelo implante, mas, também, pela informação que levamos para as adolescentes. Foi muito importante esse evento para justamente reforçar a mensagem que, mesmo com o implanon, as meninas devem se cuidar com preservativo e realizar os exames necessários, como a coleta de preventivo que tivemos hoje”. 
 
"Posso dizer que estou muito contente com o mutirão que realizamos tanto na Área Insular quanto na Continental, uma novidade que trouxemos para este ano. Conseguimos levar informação e imunização de uma gravidez não planejada para muitas meninas da Cidade. Quero parabenizar a Dra Marial Luiza e todas as profissionais da saúde que participaram desses mutirões”, enfatizou Michelle Santos, secretária da Saúde.

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite