Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 27 de abril de 2024.
25/03/2024
NOTÍCIAS
#4: Garra Vicentina: Dia da Mulher é todo dia: São Vicente oferece políticas públicas às mulheres durante todo o ano

A mulher merece dignidade todos os dias, por isso São Vicente conta com iniciativas e programas de apoio às mulheres durante todo o ano e não apenas no mês de março. Um dos principais órgãos na promoção dessas ações, o Fundo Social de Solidariedade (FSS), realiza uma série de projetos de forma contínua e consistente, oferecendo apoio e capacitação. 

 

Com um olhar cuidadoso e o objetivo de colocar em prática políticas públicas que beneficiem as mulheres, Thay Amado, presidente do Fundo Social e também cidadã vicentina, é a responsável por diversas iniciativas que contemplam a população feminina. “É importante uma mulher ocupar esse cargo, porque nós conseguimos identificar as necessidades. Presenciamos diversas situações diariamente, então é mais fácil saber para onde devemos voltar a nossa atenção. É uma representatividade”. 

Diversos projetos são oferecidos e direcionados às mulheres, dentre eles, os principais são: 
 

‘Acolhe Mãe’:  Uma iniciativa que conta com acompanhamento psicológico durante a gestação e depois, no período do puerpério, fase em que a mulher passa por diversas mudanças corporais, mentais e hormonais, um momento no qual ser assistida por uma profissional é fundamental.

 

‘Entre elas’: Visa combater a pobreza menstrual no município, além de fornecer diversas palestras e orientações para meninas e mulheres que passam por essa situação, além de facilitar o acesso ao conhecimento do corpo feminino e sobre o direito à dignidade menstrual. 

 

‘Escuta Solidária’: Sessão de terapia gratuita que acontece ao ar livre, na Praça 22 de janeiro. O projeto contempla tanto homens quanto mulheres, porém o público é majoritariamente feminino. O amparo psicológico é fundamental para a construção de medidas de saúde e políticas públicas às mulheres.

 

O Fundo Social também disponibiliza diversos cursos profissionalizantes e capacitações que possibilitam às mulheres de São Vicente conquistarem sua autonomia financeira. “Muitas alunas são mães, têm filhos pequenos e não conseguem trabalhar durante o horário comercial. Utilizam dos cursos do Fundo Social como uma ferramenta de geração de renda”, conta a presidente do FSS, Thay Amado. 

Ela também expressa o sentimento de realização em fazer parte de grande parte das iniciativas. “Me sinto muito grata, honrada e privilegiada de ter essa oportunidade. Todos os dias eu acordo pensando em medidas para melhorar a vida das mulheres da minha cidade. É uma luta diária que seguimos com muita garra e determinação, mas os resultados são notórios e fazem tudo valer a pena”. 
 

Por Maria Marmo


Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite