Santos - São Paulo - Brasil, 29 de abril de 2024.
11/04/2024
Alunos da AMEI Maria de Lourdes assistem ao resultado do podcast gravado junto do prefeito
Você lembra o que fazia com 10 anos de idade? Brincava na rua, de carrinho ou boneca e fingia que não tinha lição de casa? Porque os alunos Andrews Felipe, Bryan Rodrigues e Matheus Henrique, todos com 10 anos, estiveram no Salão Nobre do Paço Municipal nesta quinta-feira (11), para assistirem a um trabalho muito especial feito por eles!

Os três alunos, incentivados pela professora da oficina de podcast, Valéria, resolveram criar o ‘Comunicast’ e a ideia chegou ao Prefeito, que resolveu ceder entrevista aos jovens curiosos. A professora não pode estar presente neste segundo encontro por ter contraído dengue.

Junto deles, a Secretária de Educação (Seduc), Nívea Marsilli, também esteve presente para ver e se orgulhar dos jovens, que admitiram que as entrevistas e o jornalismo não fazem parte dos planos futuros deles. Andrews quer ser empresário, Bryan quer ser jogador de futebol e Matheus quer ser lutador, mas todos viveram e ficaram muito felizes com a experiência de serem repórteres por um dia.

O vídeo contou com a temática do Dia do Prefeito, comemorado exatamente dia 11 de abril, e as crianças não foram tímidas para entrevistar, nas ruas, os moradores de São Vicente. Depois, mesmo frente a frente com Kayo, o carisma do trio tomou conta. Perguntando sempre de forma amigável e um sorriso no rosto, criaram identificação com o Prefeito, que atendeu e contou sua história.

Outrora criança, Kayo disse que sempre sentava na frente e era muito estudioso. Ele revelou na entrevista que seu sonho de adulto era se tornar prefeito e este foi realizado com sucesso! Para não transformar o sonho em pesadelo, o chefe do executivo trabalha se dedicando a resolver os problemas em São Vicente e melhorar a vida dos alunos atuais, como o trio.

Ao final, Nívea entregou 24 cartas para o prefeito. A ideia que partiu da Seduc foi de escolher um aluno de cada escola municipal (ao todo, 60 escolas) para escreverem como eles queriam ver São Vicente quando esta completar 500 anos, e o que eles fariam para construir um futuro melhor para a Cidade. Algumas das cartas não foram escritas ou entregues, mas em breve o Prefeito receberá todas. Kayo, por sua vez, recebeu uma caixa de bombons, como presente pelo seu ‘dia’.

Sempre juntos, o trio jornalista contou como foi todo esse processo. “Quando percebi que a gente ia mesmo entrevistar o Prefeito, fiquei meio nervoso e ansioso”, disse Matheus. Bryan e Andrews Felipe até pensaram em discordar e brincar com o amigo, mas concordaram com ele. “A gente tava tranquilo, mas quando chegamos na sala e vimos ele, também ficamos nervosos”.

Bom, fato é que mesmo nervosos, os três foram muito corajosos em entrevistar o prefeito na primeira experiência no jornalismo. Experiência que pode marcar por ser única, ou pelo início de uma boa e longa história de carreira para se contar.

Por Roberto Filho