Santos - São Paulo - Brasil, 30 de abril de 2024.
Revitalização da fase 1 da Rua Japão entra na reta final e dá cara nova a patrimônio turístico de São Vicente
A revitalização do trecho 1 da Rua Japão (Bitaru), em São Vicente, entrou na reta final. As melhorias estão dando cara nova a um dos principais patrimônios turísticos e culturais da Primeira do Brasil, e já causam grande impacto visual.

O local está passando por restauração do portal de entrada da rua, intervenções para maior valorização paisagística (uma das premissas do projeto), remodelação do passeio público e acessibilidade (com piso tátil e rampas), além de novo mobiliário urbano, com bancos e lixeiras, iluminação, instalação de playground e academia ao ar livre.

Coordenado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) o projeto de revitalização da Rua Japão visa melhorar o aproveitamento do uso do espaço e ampliar as atrações do espaço público, tendo em vista que inúmeros turistas, sobretudo com ancestrais japoneses, visitam o local durante o ano.

"Um dos locais mais lindos da Cidade sendo devolvido ao vicentino. Está ficando lindo demais. Agradeço o apoio do vereador Jhony Sasaki e da deputada federal Rosana Valle, que foram essenciais para viabilização dessa obra, e toda a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, que elaborou o projeto que está deixando um dos nossos principais patrimônios de cara nova", declarou o prefeito Kayo Amado.

Investimentos - A obra dá sequência a um grande planejamento da Administração Municipal de reestruturação dos espaços públicos. Por meio do programa São Vicente de Cara Nova, a Prefeitura tem promovido uma série de melhorias que visam conectar seus principais pilares para potencialização da economia na Cidade, como comércio, turismo, cultura e esporte.

Além da revitalização da Rua Japão, a reurbanização da Orla do Gonzaguinha, da Avenida Ulisses Guimarães (Rio Branco - Área Continental) e a entrega do Parque da Juventude (Itararé) são demonstrativos do olhar estratégico da Prefeitura em busca da melhor exploração dos espaços públicos, a fim de resgatar o orgulho vicentino e ressignificar o conceito que geral sobre a Primeira Cidade do Brasil.

Rua Japão - O local é um tradicional reduto de pescadores da Cidade, que foi nomeado em 1958, no 50° aniversário da imigração japonesa no Brasil.

A via situada no Parque Bitaru é caracterizada, sobretudo, pela Praça Kotoku Iha, com seu portal e jardim japonês. O patrimônio foi inaugurado em 1997, celebrando a aliança entre São Vicente e Naha (cidade japonesa irmã da Primeira do Brasil).