Santos - São Paulo - Brasil, 30 de abril de 2024.
12/04/2024
São Vicente apresenta cases de sucesso em 5° Encontro Brasileiro de Governo Aberto
Com olhar para o futuro, a Prefeitura de São Vicente, representada pela secretária de Planejamento e Governança, Talita Correa, apresentou alguns cases de sucesso a médio e longo prazo do Município, como o Plano São Vicente dos 500 Anos e o Co-Planejamento de Justiça Climática, no 5° Encontro Brasileiro de Governo Aberto, realizado nesta quarta (10) e quinta-feira, em Osasco (SP).

A conferência tem como finalidade o compartilhamento de experiências entre gestores públicos, lideranças empresariais e membros da sociedade civil.

Na ocasião, a secretária detalhou o funcionamento do Plano dos 500 Anos, que consiste em um programa de desenvolvimento a longo prazo, detectando as principais necessidades da Cidade e suas potencialidades, e apresentou a proposta do Co-Planejamento de Justiça Climática, iniciativa conjunta com universidades nacionais e internacionais que estuda as mudanças climáticas do Município e busca promover soluções em prol da sustentabilidade.

O evento também possibilitou uma troca de experiências com demais membros dos setores público e privado, através de palestras, mesa-redonda e oficinas relacionadas à transparência, participação social, dados abertos e inovação na gestão pública.

A secretária Talita Correa ressalta a importância desse estreitamento de laços com as instituições participantes. "É sempre muito positivo participar de conferências como essa, pois elas possibilitam uma troca de experiências inigualável. Aqui compartilhamos projetos com entidades referências em gestão. Toda e qualquer ideia viável é sempre muito bem-vinda. Seguiremos em busca de propostas relacionadas a desenvolvimento em São Vicente, sempre nos baseando em grandes cases de sucesso. É mais um demonstrativo de compromisso da Administração Municipal com a melhoria contínua da governança e o fortalecimento das políticas de participação e transparência".

Além de São Vicente, participaram do 5° Encontro Brasileiro de Governo Aberto representantes das cidades de Mogi das Cruzes, Belo Horizonte, Brasília, Uberaba e Vitória da Conquista, além do Estado de Goiás.