Santos - São Paulo - Brasil, 29 de abril de 2024.
15/04/2024
Dia 'D' de vacinação contra a gripe imuniza milhares de vicentinos por todos os cantos da Cidade
A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), realizou neste sábado (3) o Dia ‘D’ de vacinação contra a gripe. A ação ocorreu em 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS)/Estratégia de Saúde da Família (ESF), no posto de vacinação do shopping Brisamar e na Praça Barão do Rio Branco. Ao todo, 2.468 doses foram aplicadas.

“Vim tomar a vacina da gripe primeiro porque ajuda a prevenir os sintomas e segundo que é um direito e dever de todo mundo se vacinar. Também vou ver se minha carteirinha está em dia, principalmente a da Covid”, pontuou a psicóloga Liziane de Freitas dos Santos.

Quem também aproveitou para ser imunizado foi a aposentada Maria Nivalda Melo Assunção, de 72 anos: “É muito importante tomar essa vacina, porque a gente fica imunizado. “Aproveitei que estava aqui perto e vim logo colocar minha carteirinha  de vacinação em dia”.

Outro que não deixou para depois foi Vinícius dos Santos, pai da pequena Elisa Santos, de 7 meses: “É bom vacinar. Estou levando minha filha pra tomar essa vacina e as outras que indicadas pela carteirinha. O papel dos mais é muito importante, pois já é uma forma de educar os filhos através da conscientização".

A açao deste sábado contemplou todos os grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos acima de 60 anos de idade, povos indígenas, trabalhadores de saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, professores, forças armadas, pessoas em situação de rua, forças de segurança, caminhoneiros, trabalhadores de transporte e trabalhadores portuários.

Campanha - A vacinação contra a gripe segue disponível nas 26 UBSs/ESFs da Cidade, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, além da unidade do Brisamar Shopping (Rua Frei Gaspar, 365 - Centro, Terreo, Loja 120), que funciona de segunda-feira a sábado, das 10h às 19h.

A partir desta segunda-feira (15), o atendimento passa a ser voltado novamente aos seguintes públicos: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos acima de 60 anos de idade, pessoas com deficiência (PCDs) e pessoas com comorbidades.

Para recebimento da dose é necessário que o munícipe apresente documento com foto. O grupo de pessoas com comorbidades deve estar munido de atestado ou declaração de condição assinado por profissional da área médica.

Os endereços das unidades de saúde podem ser conferidos no link: https://www.saovicente.sp.gov.br/equipamentos-de-saude.