Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 29 de abril de 2024.
15/04/2024
NOTÍCIAS
Alunos de São Vicente visitam aldeia Piaçaguera nesta quarta-feira (17)

Estudantes da Unidade Educacional Vera Lúcia Massis (Náutica 3) terão nesta quarta-feira (17) a possibilidade de conhecer um pouco da cultura indígena. O grupo, formado por 45 alunos de 6º a 9º ano, dois funcionários, três professores e uma coordenadora pedagógica, embarca às 6h50 em um ônibus rumo a Peruíbe, para visitar a aldeia Piaçaguera, onde vivem 23 famílias. 
 

A coordenadora pedagógica Paula Massae conta que a proposta é oferecer uma imersão à cultura dos povos originários. “Os nossos alunos também irão proporcionar ao povo da aldeia um momento de leitura, levando um livro para ler com eles”, conta Paula.


O grupo ainda entregará alimentos e presenteará a aldeia com sementes de cajá-manga. “No ano passado, na primeira visita da escola, soubemos que a árvore dessa fruta morreu. Como temos um pé de cajá-manga na escola, vamos levar algumas sementes”, conta a coordenadora.  
 

A visita acontece na semana de comemoração do Dia dos Povos Indígenas, celebrada na sexta-feira (19).

De acordo com o site da Comissão Pró-Índio de São Paulo, “a Terra Indígena Piaçaguera, no litoral sul de São Paulo, é morada de 331 indígenas (Sesai, 2023) que se autodenominam Tupi-Guarani. Distribuídos em doze aldeias, eles ocupam uma área de 2.773,7978 hectares no município de Peruíbe”.


Por - Renato Pirauá


Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite