Santos - São Paulo - Brasil, 29 de abril de 2024.
AMEI Parque São Vicente recebe programa Agente Ambiental Mirim

A AMEI Maria de Lourdes Batista (Parque São Vicente) iniciou na tarde desta segunda-feira (15) a formação de professores e gestores para a constituição de agentes ambientais mirins. Realizada durante o Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC), a formativa abordou a necessidade de levar a Educação Ambiental para a comunidade escolar, tendo os alunos como protagonistas, no papel de agentes replicadores de ações socioambientais em seus territórios.

De olho nas ações sustentáveis, o Programa Agente Ambiental Mirim é uma iniciativa da Prefeitura de São Vicente, implementada pelas secretarias de Meio Ambiente (Semam) e da Educação (Seduc), com o Núcleo de Educação Ambiental.

A iniciativa trabalhada na AMEI contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma coleção de 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

No programa vicentino, a ideia é contemplar as metas dos ODS 3 (saúde e bem-estar), 4 (educação de qualidade), 12 (redução no desperdício de alimentos), 14 (conservar e promover o uso sustentável dos oceanos), 15 (recuperar os ecossistemas) e 17 (parcerias e meio de implementação). Além disso, busca-se equacionar questões socioambientais locais, regionais e globais, bem como a importância de cada cidadão na preservação do meio ambiente e o sentimento de pertencimento de forma lúdica, participativa, interativa e  responsável.