Santos - São Paulo - Brasil, 01 de maio de 2024.
Aldeia Paranapuã recebe Ponto MIS com atração para as crianças
Em alusão ao mês em que é comemorado o dia dos povos indígenas, nesta terça-feira (16), a Secretaria de Cultura de São Vicente (Secult) levou o Ponto MIS para a Aldeia Paranapuã, no Parque Prainha.

A ação faz parte do programa de formação e difusão cultural em todo o Estado de São Paulo, onde cidades parceiras recebem programações gratuitas de cinema, oficinas, palestras, exposições e formação em gestão cultural. O objetivo é a formação de novos públicos para o fomento à cultura.

Com o intuito de levar entretenimento e fomentar a cultura para as crianças da aldeia, a Secult se mobilizou na ação de levar o Ponto MIS do Espaço Multicultural até o povoado realizando uma sessão de cinema pela primeira vez. Na sessão foi exibido o documentário "Amazônia Azul" (Nacional - 2023), que retrata as reservas, a presença e a importância do oceano na Amazônia para o Brasil na dimensão social, cultural, educativa e econômica. Na sequência, foi exibida a animação “Garoto Cósmico" (Nacional - 2007), onde três crianças, Cósmico, Luna e Maninho, vivem em um mundo futurista, onde as vidas são totalmente programadas. Certa noite, enquanto tentam obter pontos para ganhar um bônus na escola, eles se perdem no espaço e descobrem um universo infinito.

No dia 30 de abril será exibido o documentário “Início da Aldeia de Paranapuã”, produzido pelos seus próprios moradores durante uma oficina que receberam, proporcionada pela Secretaria de Cultura. No curta são abordadas as lideranças veteranas para contar a história do povoado a partir da visão indígena e, também, pontuar questões atuais, como o papel da mulher indígena dentro da aldeia. O objetivo é dar a oportunidade de serem os autores de suas próprias histórias.

Matheus Macedo, coordenador da Secult enfatiza que estas ações por parte da prefeitura visam proporcionar não apenas dignidade, como também quebrar uma barreira em desmistificar a população indígena. “Eu acredito que a principal dificuldade não é com eles, mas quem não os conhece e tem uma visão muito datada do que é a comunidade indígena. E então, a gente tem trabalhado nessa perspectiva de desmistificar a população indígena que vive em São Vicente hoje.”

O resultado final da produção poderá ser visto através do canal do YouTube das Oficinas Culturais (https://www.youtube.com/OficinasCulturaisdoEstadodeSaoPaulo), em sessões comentadas pelos profissionais envolvidos na coordenação do projeto e das oficinas.

Por Maurício Massaro